UMA EVIDENCIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ENSINO APLICADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Authors

  • THULIO BUSTORFF FEODRIPPE DE OLIVEIRA MARTINS UFPB
  • SIMONE BASTOS PAIVA UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i1.13830

Keywords:

Ensino de Contabilidade, Didática, Técnicas de ensino, Docentes

Abstract

O estudo teve por objetivo evidenciar as técnicas de ensino aplicadas no processo de ensino-aprendizagem pelos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, na perspectiva dos alunos. Para tanto, procedeu-se a revisão da literatura referente ao ensino da Contabilidade e à Didática, e realizou-se uma pesquisa empírica junto a alunos que estavam cursando do quinto período letivo em diante no referido curso. Trata-se de um estudo exploratório, quantitativo, realizado através de um levantamento de campo. Os dados foram coletados com a aplicação de um questionário a 105 alunos, cujos resultados evidenciaram que no curso há predominância do uso de técnicas de ensino tradicionais, como a aula expositiva, apesar de os alunos sentirem-se mais motivados ao aprendizado diante de técnicas de ensino diversificadas, dinâmicas e inovadoras. Os resultados evidenciaram a necessidade de se repensar a prática docente no contexto do curso, levando-se em consideração o perfil de uma nova geração de alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

THULIO BUSTORFF FEODRIPPE DE OLIVEIRA MARTINS, UFPB

Graduado em Ciências Contábeis (UFPB).

SIMONE BASTOS PAIVA, UFPB

Doutorado e Mestrado em Administração. Graduação em Ciências Contábeis. Professora do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba.

Published

2016-03-02

How to Cite

MARTINS, T. B. F. D. O., & PAIVA, S. B. (2016). UMA EVIDENCIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ENSINO APLICADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(1), 53–71. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i1.13830

Issue

Section

Artigos