O PERFIL EMPREENDEDOR EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INGRESSANTES E CONCLUINTES
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.18329Keywords:
Perfil Empreendedor, Ensino Superior, Ciências ContábeisAbstract
O ensino empreendedor de qualidade no ensino superior torna-se fundamental para que o país obtenha empreendedores de sucesso. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil empreendedor dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comparando os resultados entre ingressantes e concluintes. A pesquisa tem classificação metodológica exploratória e descritiva, abordagem quali-quantitativa, com uma amostra de 72 ingressantes e 71 concluintes. O instrumento de pesquisa aplicado foi o Teste de Monterrey (DEMAC, 1990). Dentre os principais resultados percebeu-se por meio da análise que nenhum dos alunos alcançou pontuação para os níveis mais elevados de perfil empreendedor. Com isso, tem-se que os concluintes tendem a ter maior características empreendedoras em relação aos ingressantes, tendo-se um indicativo de que o curso de Ciências Contábeis da UFSC, contribui para que seus acadêmicos se tornem cada vez mais empreendedores.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-04-04
How to Cite
da Silva, A. C., Ferreira, L. F., Demarche Minatti Ferreira, D., & Rodrigues Machado de Araujo, A. (2017). O PERFIL EMPREENDEDOR EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INGRESSANTES E CONCLUINTES. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(1), 56–73. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.18329
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.