O IBGE e os desafios do Censo Quilombola 2022

Entrevista com Daiane Ciriáco

Autores

Palavras-chave:

Censo Quilombola, Mapeamento, Identificação Quilombola

Resumo

A entrevista apresenta alguns desafios do IBGE relativos à produção do Censo Quilombola 2022. O período pré-produção envolveu articulações internas e externas ao Órgão (com outras instituições e com o movimento quilombola) na construção de sensibilidades e metodologias, além do mapeamento das localidades quilombolas para a “aplicação” do questionário com a pergunta sobre a identificação “quilombola”. Por fim, também foi abordado o período pós-produção do censo, com questões em torno da divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Regina Gomes Tavares, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, com mestrado em Sociologia e doutorado em Antropologia, incluindo estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Professora titular na UFBA desde 2009, com passagem pela UFJF. Foi pesquisadora visitante na Université de Montréal (2018). Atua nas áreas de Antropologia da Saúde e da Religião, focando em religiões afro-brasileiras, novas religiosidades, saúde em quilombos e redes de cuidado. Co-coordena o Observabaía, com pesquisas sobre saúde, religião e desenvolvimento comunitário.

Cíntia Beatriz Müller, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBA, com mestrado e doutorado em Antropologia Social pela UFRGS. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (2012-2014), lidera o grupo de pesquisa Pacto. Realizou pesquisas em diversas regiões do Brasil e desenvolve estudos no Recôncavo da Bahia, focando em relações interétnicas, quilombolas, e políticas públicas. Integra o Comitê Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia desde 2009. Maternou em 2015.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Tavares, F. R. G. ., & Müller, C. B. (2024). O IBGE e os desafios do Censo Quilombola 2022: Entrevista com Daiane Ciriáco. Antropologia Sem Fronteiras: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Antropologia E Do Departamento De Antropologia E Etnologia Da UFBA, 1, e112411. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rasf/article/view/64701

Edição

Seção

Entrevistas