Análise dos Desafios da Transformação Digital nos Pequenos Negócios Durante a Pandemia da Covid–19 no Município de Boa Vista – RR
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i1.49540Palavras-chave:
Transformação Digital, Pequenos Negócios, Pandemia da Covid-19.Resumo
Assim como a velocidade com que as informações são disseminadas no mundo digital, a transformação digital é necessária nos negócios para acompanhar as expectativas dos clientes e competitividade diante do mercado. Em consonância, a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, trouxe impactos econômicos e comportamentais que exigiram das organizações uma rápida adaptação a esse novo cenário. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios da transformação digital nos pequenos negócios de Boa Vista – RR durante a pandemia de Covid-19 e propor orientações para facilitar sua implementação. Quanto à metodologia da pesquisa, caracteriza-se como exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, a qual analisou e mapeou, utilizando a aplicação de questionários, uma amostra de 244 pequenos negócios. Os resultados demonstraram o aumento de 41% na adesão a vendas on-line durante a pandemia, bem como foi observado que 50% dos empresários já utilizam ferramentas digitais para gerir seus negócios.
Downloads
Referências
ABBATE, Janet. Inventing the Internet. [S.l.]: MIT Press, 2000.
ANSCOMBE, Tony. A transformação digital pode ser acelerada pela Covid‑19. 2020. Disponível em: https://www.welivesecurity.com/br/2020/05/11/a-transformacao-digital-pode-ser-acelerada-pela-covid-19/. Acesso em: 27 fev. 2022.
BRASIL. Conheça mais sobre o Inova Simples – Empresas & Negócios. 2022a. Disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/inova-simples/preciso-de-informacoes/preciso-de-mais-informacoes. Acesso em: 15 abr. 2022.
BRASIL. Coronavírus Brasil. 2022b. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 17 abr. 2022.
BRASIL. Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm. Acesso em: 1º maio 2021.
BRASIL. Lei Complementar n. 155, de 27 de outubro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm. Acesso em: 1º maio 2021.
CAETANO, Gustavo. Raio-X da Transformação Digital no Brasil em 2021: principais dados e insights – MIT Technology Review. MIT Technology Review – Brasil. 2021. Disponível em: https://mittechreview.com.br/raio-x-da-transformacao-digital-no-brasil-em-2021-principais-dados-e-insights/. Acesso em: 23 abr. 2022.
DAHER, Elias. Transformação Digital e o Futuro do Emprego. Brasília, DF: Clube de Autores, 2019.
DATA SEBRAE. Indicadores de Estados. 2020. Disponível em: https://datasebraeindicadores.sebrae.com.br/resources/sites/data-sebrae/data-sebrae.html#/Empresas. Acesso em: 29 maio 2021.
DATA SEBRAE. Pesquisa Perfil da ME e EPP 2019. Brasil: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2019. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Pesquisa-Perfil-das-ME-e-EPP-2019-VFv2.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.
ECONOMIA SC. Ferramentas para empreendedores que estão revolucionando o mercado. 2021. Disponível em: https://economiasc.com/2021/03/01/ferramentas-para-empreendedores-que-estao-revolucionando-o-mercado/. Acesso em: 24 abr. 2022.
GAPSALAMOV, A. R.; AKHMETSHIN, E. M.; BOCHKAREVA, T. N. “Digital Era”: Impact on the Economy and the Education System (Country Analysis). 2020. Disponível em: https://zenodo.org/record/4155437. Acesso em: 6 mar. 2022.
GUTMAN, Pedro Santa Cruz. Políticas Públicas Voltadas ao mercado de trabalho frente à pandemia da Covid-19. 2020. 28f. Monografia (Graduação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.econ.puc-rio.br/uploads/adm/trabalhos/files/Pedro_Santa_Cruz_Gutman_Mono_20.1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
HÖFELMANN, Anderson. Vender na internet: por onde começar? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2021. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=nMYpEAAAQBAJ&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores IBGE. [S.l.]: IBGE, 2019. p. 39.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rr.html. Acesso em: 29 maio 2021.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades IBGE. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rr/boa-vista/panorama. Acesso em: 22 fev. 2022.
INDEPENDENT EVALUATION GROUP. Mobilizing Technology for Development: An Assessment of World Bank Group Preparedness. Washington, DC: World Bank, 2021. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/35478. Acesso em: 5 mar. 2022.
JONATHAN, Eva Gertrudes. Mulheres empreendedoras: medos, conquistas e qualidade de vida. Psicologia em Estudo, [s.l.], v. 10, n. 3, p. 373-382, 2005.
LAI, Chih-Cheng; SHIH, Tzu-Ping; KO, Wen-Chien; et al. Severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and coronavirus disease-2019 (COVID-19): The epidemic and the challenges. International Journal of Antimicrobial Agents, [s.l.], v. 55, n. 3, p. 105924, 2020.
NÓBREGA, Anna Luiza de Almeida. Adaptações estratégicas em cenários de crise: um estudo em Cabedelo-PB com micro e pequenas empresas na pandemia da Covid-19. 2021. 27f. Monografia (Graduação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20902. Acesso em: 13 maio 2022.
OTERO, William Regino; GÓMEZ, Martín Alonso Zuleta; ANGEL, Luis Alberto Arango. Procedimientos endoscópicos y pandemia COVID19: Consideraciones básicas. Revista Colombiana de Gastroenterología, [s.l.], v. 35, n. 1, p. 65-75, 2020.
OXFORD ECONOMICS; HUAWEI. Digital Spillover. [S.l.]: Oxford; Huawei, 2017. (Measuring the true impact of the digital economy). Disponível em: https://www.huawei.com/minisite/gci/en/digital-spillover/index.html. Acesso em: 23 abr. 2022.
PÉREZ-RODRIGO, Carmen; CITORES, Marta Gianzo; BÁRBARA, Gotzone Hervás. Cambios en los hábitos alimentarios durante el periodo de confinamiento por la pandemia COVID-19 en España. España: Grupo Aula Medica, 2020. (Revista Española de Nutricion Comunitaria). Disponível em: https://doi.org/10.14642/RENC.2020.26.2.5213. Acesso em: 23 maio 2022.
POREM, Maria Eugenia; KUNSCH, Margarida Maria. Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali). Comunicação & Inovação, [s.l.], v. 22, n. 48, p. 18, 2021.
RABELO, Agnes. Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/transformacao-digital/. Acesso em: 23 abr. 2022.
SANTOS, Pedro Vieira Souza; LIMA, Nyegge Vittória Martins de. Fatores de impacto para sobrevivência de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, [s.l.], v. 3, n. 5, p. 54-77, 2018.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios. [S.l.]: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2020a. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-impacto-da-pandemia-de-coronavirus-nos-pequenos-negocios,192da538c1be1710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 1º maio 2021.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. ASN – Pequenos negócios já representam 30% do Produto Interno Bruto do país. ASN – Agência Sebrae de Notícias. 2020b. Disponível em: https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/pequenos-negocios-ja-representam-30-do-produto-interno-bruto-do-pais,7b965c911da51710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 28 fev. 2022.
SERASA EXPERIAN. 73,4% dos empreendedores estão vendendo online durante a pandemia, revela pesquisa da Serasa Experian. 2021.Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/noticias/734-dos-empreendedores-estao-vendendo-online-durante-a-pandemia-revela-pesquisa-da-serasa-experian/. Acesso em: 30 abr. 2022.
SPC – SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO; CNDL – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES LOJISTAS. Perfil das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras 2015. Brasil: Serviço de Proteção ao Crédito (SPC); Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 2015. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/relatorio_perfil_mpe1.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.
STANGHERLIN, Aline; JOÃO, Daniel de Moraes; OLIVEIRA, Josele Nara Delazeri de. Os desafios enfrentados pelos pequenos empreendedores durante a pandemia da Covid-19, 2020. p. 8. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discuss%C3%A3o-03-Os-desafios-enfrentados-pelos-empreendedores-.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.
STARSOFT. Empreendedorismo digital: como a tecnologia impulsiona pequenos negócios. StarSoft. 2021. Disponível em: https://starsoft.com.br/blog/empreendedorismo-digital-como-a-tecnologia-impulsiona-pequenos-negocios/. Acesso em: 23 abr. 2022.
TRENKLE, Johannes. Digital transformation in small and medium-sized enterprises: strategy, management control, and network involvement. 1st Edition. Baden-Baden: Nomos, 2020. (Wirtschaft und Recht für Mittelstand und Handwerk, Band 3). Disponível em: https://www.nomos-shop.de/nomos/titel/digital-transformation-in-small-and-medium-sized-enterprises-id-97553/. Acesso em: 2 mar. 2022.
VISA. Transformação digital nas MPEs: muito a avançar! 2021. Disponível em: https://www.visa.com.br/run-your-business/small-business-tools/visa-mais-negocio/transformacao-digital-mpes.html. Acesso em: 27 abr. 2022.
ZAIDAN, F. O Caminho rumo a Transformação Digital. 2019. Disponível em: http://www.igti.com.br/o-caminho-rumo-a-transformacao-digital. Acesso em: 8 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Prospecção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.