A Proteção de Marcas do Segmento de Fitoterápicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.46134

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual , Produtos Naturais, Amazônia.

Resumo

Fitoterápicos são remédios reproduzidos a partir de partes vegetais ou plantas consideradas medicinais e que podem ser representadas pelas marcas, por meio de um ativo intangível. O objetivo deste trabalho é identificar o registro de marcas associadas a produtos fitoterápicos, com o intuito de avaliar se as empresas utilizam a estratégia de proteção da marca para validar seus produtos. A metodologia utilizada baseou-se na identificação da Classificação de Nice para fitoterápicos, o levantamento das marcas e empresas detentoras do registro, assim como a busca de informações na internet aberta sobre a comercialização das marcas identificadas. Como resultado, identificou-se que apenas cinco empresas estavam com suas marcas em vigor, mas apenas uma empresa utilizava a marca do produto fitoterápico. Portanto, pode-se demonstrar a baixa demanda pelo uso de ativo intangível no que se refere à comercialização de produtos fitoterápicos.

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Biografia do Autor

Daniel Marques de Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT em 2021.

Sammy Aquino Pereira, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, AM, Brasil

Doutora em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas em 2015.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Albuquerque, D. M. de, & Pereira, S. A. . (2022). A Proteção de Marcas do Segmento de Fitoterápicos. Cadernos De Prospecção, 15(1), 53–68. https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.46134

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento