Redes Criativas: os artistas visuais contemporâneos e sua relação com os direitos de autor
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v14i2.33120Palavras-chave:
Direitos de Autor, Artes Visuais, Economia Criativa.Resumo
Este artigo apresenta como foi desenvolvida uma pesquisa-ação de natureza descritiva e aplicada, na qual o método indutivo tem como foco analisar a abordagem de direito autoral vivenciada pelos artistas visuais atendidos pelo Projeto “Redes Criativas” do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (SEBRAE/AL), no município de Maceió (conhecido como Redes Sebrae), com o intuito de traçar um manual de direitos de autor para artistas visuais com linguagem acessível e simplificada que será disponibilizado nas redes sociais para download por meio de link.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 22 mar. 2019.
EISENHARDT, Kathleen M., Building theory from case study research. Academy of Management Review, [s.l.], v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.
ENTREVISTA 1. Concedida a Jamilla de Paula dos Santos Almeida. Maceió, 1º jul. 2019.
ENTREVISTA 2. Concedida a Jamilla de Paula dos Santos Almeida. Maceió, 1º jul. 2019.
ENTREVISTA 3. Concedida a Jamilla de Paula dos Santos Almeida. Maceió, 2 jul. 2019.
ENTREVISTA 4. Concedida a Jamilla de Paula dos Santos Almeida. Maceió, 2 jul. 2019.
FIRJAN – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. 2016. Disponível em: https://www.firjan.com.br/EconomiaCriativa/downloads/MapeamentoIndustriaCriativa-Firjan2016.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.
FIRJAN – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. 2019. Disponível em: https://www.firjan.com.br/EconomiaCriativa/downloads/MapeamentoIndustriaCriativa.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.
FLEMING, Tom. A economia criativa brasileira: análise da Situação e avaliação do Programa de Empreendedorismo Social e Criativo Financiado pelo Newton Fund. [2018]. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/brasil_economia_criativa_online2.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.
LINS, Cristina. Demanda e produção de informações culturais: parceria MinC e IBGE. In: CRIBARI, Isabela et al. (Org.). Economia da Cultura. Recife: Editora Massangana, 2009. p. 131-155.
MINC – MINISTÉRIO DA CULTURA; ITAÚ CULTURAL. Relatório de economia criativa 2010: economia criativa uma, opção de desenvolvimento. Brasília; São Paulo: Secretaria da Economia Criativa, 2012. Disponível em: https://unctad.org/system/files/official-document/ditctab20103_pt.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.
MORANDI, A. M. et al. Economia Criativa Capixaba: uma Proposta de Metodologia para o seu dimensionamento. In: VALIATI, L.; FIALHO, A. L. N. (org.). Atlas Econômico da Cultura Brasileira: metodologia I. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017. p. 81- 101.
SAUNDERS, Mark et al. Research methods for business students. 5. ed. Harlow, England: Pearson Education, 2009.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Relatório de Gestão e Monitoramento do Projeto. Maceió, 2019. No prelo.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Planejamento Estratégico do SEBRAE 2019/2020. Maceió, 2019. (no prelo)
UNCTAD – UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT. Creative Economy Report 2010. New York: United Nations, 2010.
UNDP – UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME; UNESCO – UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Creative Economy Report 2013. New York: United Nations, 2013.
VALIATI, L.; CORAZZA, R. I.; FLORISSI, S. O marco teórico-conceitual da Economia da Cultura e da Economia Criativa: uma revisão de contribuições selecionadas e de seus pressupostos. In: MINC/FECAMP. Nota Técnica Projeto “Perspectivas da Economia da Cultura – um modelo de análise do caso brasileiro” Área: Indicadores e Metas Gerais, 2011.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Prospecção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.