Creative Networks: contemporary visual artists and their relationship with copyrights
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v14i2.33120Keywords:
Copyright, Visual Arts , Creative Economy.Abstract
This paper presents how a descriptive and applied action research was developed, where the inductive method focuses on analyzing the copyright approach experienced by the visual artists assisted by the “Creative Networks” Project Brazilian Micro and Small Business Support Service in Alagoas (SEBRAE/AL),, in the municipality of Maceió (known as Sebrae networks), in order to draw a copyright manual for visual artists with accessible and simplified language which will be made available on social networks for download via link.
Downloads
References
BRASIL. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 22 mar. 2019.
EISENHARDT, Kathleen M., Building theory from case study research. Academy of Management Review, [s.l.], v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.
ENTREVISTA 1. Concedida a Jamilla de Paula dos Santos Almeida. Maceió, 1º jul. 2019.
ENTREVISTA 2. Concedida a Jamilla de Paula dos Santos Almeida. Maceió, 1º jul. 2019.
ENTREVISTA 3. Concedida a Jamilla de Paula dos Santos Almeida. Maceió, 2 jul. 2019.
ENTREVISTA 4. Concedida a Jamilla de Paula dos Santos Almeida. Maceió, 2 jul. 2019.
FIRJAN – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. 2016. Disponível em: https://www.firjan.com.br/EconomiaCriativa/downloads/MapeamentoIndustriaCriativa-Firjan2016.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.
FIRJAN – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. 2019. Disponível em: https://www.firjan.com.br/EconomiaCriativa/downloads/MapeamentoIndustriaCriativa.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.
FLEMING, Tom. A economia criativa brasileira: análise da Situação e avaliação do Programa de Empreendedorismo Social e Criativo Financiado pelo Newton Fund. [2018]. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/brasil_economia_criativa_online2.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.
LINS, Cristina. Demanda e produção de informações culturais: parceria MinC e IBGE. In: CRIBARI, Isabela et al. (Org.). Economia da Cultura. Recife: Editora Massangana, 2009. p. 131-155.
MINC – MINISTÉRIO DA CULTURA; ITAÚ CULTURAL. Relatório de economia criativa 2010: economia criativa uma, opção de desenvolvimento. Brasília; São Paulo: Secretaria da Economia Criativa, 2012. Disponível em: https://unctad.org/system/files/official-document/ditctab20103_pt.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.
MORANDI, A. M. et al. Economia Criativa Capixaba: uma Proposta de Metodologia para o seu dimensionamento. In: VALIATI, L.; FIALHO, A. L. N. (org.). Atlas Econômico da Cultura Brasileira: metodologia I. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017. p. 81- 101.
SAUNDERS, Mark et al. Research methods for business students. 5. ed. Harlow, England: Pearson Education, 2009.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Relatório de Gestão e Monitoramento do Projeto. Maceió, 2019. No prelo.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Planejamento Estratégico do SEBRAE 2019/2020. Maceió, 2019. (no prelo)
UNCTAD – UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT. Creative Economy Report 2010. New York: United Nations, 2010.
UNDP – UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME; UNESCO – UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Creative Economy Report 2013. New York: United Nations, 2013.
VALIATI, L.; CORAZZA, R. I.; FLORISSI, S. O marco teórico-conceitual da Economia da Cultura e da Economia Criativa: uma revisão de contribuições selecionadas e de seus pressupostos. In: MINC/FECAMP. Nota Técnica Projeto “Perspectivas da Economia da Cultura – um modelo de análise do caso brasileiro” Área: Indicadores e Metas Gerais, 2011.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Cadernos de Prospecção
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.