Comparação entre o Método “Tira” de Transferência de Tecnologia e a Gestão dessa Transferência Realizada nas Universidades USP e UNICAMP
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i5.27310Palavras-chave:
Transferência de Tecnologia, Método TIRA, Cooperação Universidade Empresa.Resumo
A Transferência de Tecnologia (TT) é uma das maneiras de disseminação da ciência e da tecnologia produzidas no meio acadêmico para o ambiente produtivo, gerando inovação tecnológica. O processo da transferência tecnológica pode ocorrer de diversas formas, como a transferência pura do conhecimento, assim como a transferência de informações, processos, funções, implementações e até mesmo com a criação de novas empresas. Diante do cenário brasileiro, com alta quantidade de publicações científicas e baixa quantidade de pedido de patentes, foi proposto um método para Transferência de Tecnologia em Instituições de Ensino Superior (IES), denominado “TIRA”, sigla em inglês para Technology, Insertion, Recipiente, Appreciation. Este artigo se propõe a analisar a Gestão de (TT) nas duas principais universidades do Brasil (USP e UNICAMP) e comparar esses cenários com os processos sugeridos pelo Método TIRA.
Downloads
Referências
ETZKOWITZ, H. Hélice Tríplice: metáfora dos anos 90 descreve bem o mais sustentável modelo de sistema de inovação. Entrevista concedida a Luciano Valente. Revista Conhecimento e Inovação, Campinas, v. 6, n. 1, p. 1–4, 2010. Disponível em: <http://inovacao.scielo.br/pdf/cinov/v6n1/02.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2017.
TRIPLE HELIX RESEARCH GROUP – BRASIL. Universidade Federal Fluminense (UFF). Blog da Tríplice Hélice. 2018. Disponível em: <http://www.triple-helix.uff.br>. Acesso em: 17 nov. 2017.
ARAÚJO, A. L. C. et al. Portfólios de PI: Método TIRA de Mentoria: PROSPECT&I, 7, Salvador, 2017.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO (MCTIC). Política de propriedade intelectual das instituições científicas e tecnológicas do Brasil: relatório FORMICT 2016. 2016. Disponível em: <http://www.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/tecnologia/propriedade_intelectual/arquivos/Relatorio-Formict-Ano-Base-2016.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2018.
DIAS, A. A.; PORTO, G. S.; Gestão de Transferência de Tecnologia da Inova Unicamp. RAC, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 263–284, maio/jun. 2013.
DIAS, A. A.; PORTO, G. S.; Como a USP transfere tecnologia? Revista O&S, Salvador, cap. 7, n. 70, p. 489–507, 2014.
DIAS, A. A. Modelo de gestão de transferência tecnológica na USP e na Unicamp. 2011. 273 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011.
GIL, Antônio Carlos. 1946 – Como elaborar projetos de pesquisa – Antônio Carlos Gil. 4. ed. São Paaulo: Atlas, 2002. p. 41–42.
SIEGEL, D. S.; VEUGELERS, R.; WRIGHT, M. Technology transfer offices and commercialization of university intellecutal property: performance and policy implications. Oxford Review of Economic Policy, USA, v. 23, n. 4, p. 640–660, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.