Prospecção Tecnológica na Área de Recuperação Avançada de Petróleo por Ação Microbiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v12i2.27304

Palavras-chave:

Inovação, Ciência das Redes, Recuperação Avançada de Petróleo.

Resumo


A inovação é um fator de desenvolvimento econômico que potencializa a competitividade das organizações e países. É um processo realizado por atores diversos que operam em interação com o ambiente externo, em um ciclo composto por etapas distintas relativas à pesquisa, desenvolvimento e difusão, resultando em novos produtos, serviços e processos. Essa dinâmica demanda abordagens distintas para o entendimento do ciclo de inovação, assim, a metodologia de análise de redes sociais e complexas surge como um possível suporte. Visando a investigar essa aplicação, realizou-se uma pesquisa exploratória sobre o ciclo de inovação na área de recuperação avançada de petróleo por ação microbiana, com uma amostra de 49 patentes depositadas de 1980 a 2016, coletadas nas bases Derwent Innovations e Scifinder. Uma breve aproximação a essa metodologia, fundamentada na revisão bibliográfica sobre inovação, propriedade intelectual e ciência das redes, resultou em indícios de que é pertinente analisar o ciclo de inovação como sistema complexo.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Santos Simões, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Graduada e Mestre em Administração, Especialista em Gerenciamento Ambiental e Tecnologias Limpas, Professora da Área de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Elias Ramos de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Bacharel em Física (UFBA, 1982), mestre em Física (UFBA, 1992) e doutor em Biofísica (UFRJ, 1999). Atuou como pesquisador livre na Universidade Livre de Bruxelas (1996/1997). É professor titular do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e dos programas de pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos (IFBA), Propriedade Intelctual (PROFNIT-IFBA), Biotecnologia (UFBA) e Difusão do Conhecimento (IFBA, LNCC, SENAI-CIMATEC, UEFS, UNEB e UFBA). Tem experiência em Modelagem Computacional de Sistemas Biológicos e em Biofísica Molecular. Tem artigos publicados e patentes depositadas em temas associados à produção de petróleo e gás natural e à gestão do conhecimento e inovação tecnológica. Foi Diretor de Inovação da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos (2015 - 2015), Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (2011 - 2015) e Diretor de Inovação da FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (2007 - 2011).

Paulo Fernando Almeida, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Professor Titular de Microbiologia do Depto. Ciências da Biointeração da UFBA. Vice- Coordenador da Bahia do Curso de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia.

Referências

ALMEIDA, P.; SOUZA. E. Desenvolvimento e aplicação de processos biotecnológicos in situ para a recuperação de petróleo em campos maduros. Rio de Janeiro: [s.n], 2010. Anais Rio Oil and Gas.

BARABASI, A. L.; ALBERT, R. Emergence of scaling in random networks. Science, [S.l.], v. 286, p. 509–512, out.1999.

BARABÁSI, A. L. Linked: how everything is connected to everything else and what it means for business, science and everyday life. [S.l.]: Plume, 2003.

DOSI, G. Technological paradigms and technological trajectories. A suggested interpretation of the determinants and directions of technical change, Research Policy, [S.l.], v. 11, p.147–162, 1982.

GUERREIRO, E. S; Daltro, L. M; Ribeiro, N. M.; RAMOS DE SOUZA, E. Análise de documentos de patentes sobre copaíba: uma comparação entre fontes de dados. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 11, n. 1, p. 26–40, jan./mar. 2018.

LATAPY, M.; MAGNIEN, C.; VECCHIO, N. Basic notions for the analysis of large two-mode, Social Networks, [S.l.], v. 30, p. 31–48, 2008.

MARQUES, R. M. Contribuições à critica da propriedade intelectual. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Paraíba, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/v/a/17419>. Acesso em: 2 ago. 2017.

MATTOS, J.; GUIMARÃES L. Gestão da tecnologia. São Paulo: Saraiva: 2005

VARGAS, E., ZAWISLAK, P. Inovação em serviços no paradigma da economia do aprendizado: a pertinência de uma dimensão espacial na abordagem dos sistemas de inovação. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 139–159, jan./mar. 2006.

Downloads

Publicado

2019-06-18

Como Citar

Simões, L. S., Souza, E. R. de, & Almeida, P. F. (2019). Prospecção Tecnológica na Área de Recuperação Avançada de Petróleo por Ação Microbiana. Cadernos De Prospecção, 12(2), 301. https://doi.org/10.9771/cp.v12i2.27304

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos