Transferência de Tecnologia e Negócios de Impacto Social: um estudo sobre o Estado da Arte nos últimos 10 anos
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i1.27261Palavras-chave:
Transferência de Tecnologia, Negócios de Impacto Social, Inovação.Resumo
Negócios de impacto social buscam priorizar a solução de problemas sociais e a geração de valor social, posicionamento diferente do modelo de negócio tradicional que foca a criação de lucro para seus acionistas. Possuindo diversas modalidades, o mecanismo de transmitir uma tecnologia de uma instituição para outra é chamado de Transferência de tecnologia. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura com o proposito de realizar o levantamento do estado da arte sobre negócios de impacto social e transferência de tecnologia nos últimos 10 anos. Foram realizadas buscas nas bases científicas da Scopus e Science Direct. Conclui-se que a temática possui interesse nos dias atuais, porém há a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto e que busquem maneiras de adequar as práticas de Transferência de Tecnologia para complexidade dos Negócios de Impacto Social.
Downloads
Referências
ALLEN, T.J. Managing the Flow of Technology. Cambridge:The MIT Press,. 1997.
ARTEMISIA. Negócios com Impacto Social. 2015. Disponível em: <http://artemisia.org.br/conteudo/negocios/nosso-conceito.aspx>. Acesso em: 11 jun. 2018.
ASSOCIATION OF UNIVERSITY TECHNOLOGY MANAGERS – AUTM, Inc. Licensing survey, FY 2004: Survey summary of technology licensing (and related) performance for U.S. Academic and nonprofit institutions and technology investment firms. AUTM report. 2005. p. 1-71.
BARBOSA, L. G. S.; LEISMANN, E. L. Aspectos essenciais para a sustentabilidade de negócios sociais. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS – CINGEN. Cascavel, PR, 16 a 18 de novembro de 2015. Anais... Cascavel, PR, 16 a 18 de novembro de 2015.
BAUGHN, C. C.; OSBORNE, R. N. Strategies for successful technological development. The Journal of Technology Transfer, [S.l.], v. 14, p. 5-13, 1989.
BITTENCOURT, I. Competências em Negócios Sociais: análise de narrativas das experiências de um grupo de empreendedores do Estado de Alagoas. 2016. Tese (Mestrado) – Instituição de ensino ??, São Paulo, 2016.
BOZEMAN, B. Technology transfer and public policy: a review of research and theory. Research Policy, [S.l.], v. 29, n. 4/5, p. 627-655, 2000.
BRUGMANN, J.; PRAHALAD, C. New social compact. Harvard Business Review, [S.l.], v. 85, n. 2, p. 80-90, 2007.
DACIN, P. A.; DACIN, T. M.; MATEAR, M. Social Entrepreneurship: Why We Don't Need a New Theory and How We Move Forward From Here. Acad. Manag. Perspect, [S.l.], v. 24, n. 3, p. 37-57, 2010.
DEBACKERE, K.; VEUGELERS, R. The role of academic technology transfer organizations in improving industry science links. Res. Policy, [S.l.], v. 34, n. 3, p. 321-342, 2005.
ELSEVIER. Technological Forecasting and Social Change. [2018]. Disponivel em: <https://www.journals.elsevier.com/technological-forecasting-and-social-change>. Acesso em: 29 jun. 2018.
HSU, D. W. L. et al. Toward successful commercialization of university technology: Performance drivers of university technology transfer in Taiwan. Technological Forecasting & Social Change, [S.l.], v. 92, p. 25-39, 2015.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. TR/SE – 0401, Department of Computer Science, Keele University, Keele, Staffs, UK, 2004.
KREMIC, T. Technology Transfer: A Contextual Approach. Journal of Technology Transfer, [S.l.], v. 28, n. 2, p. 149-158. 2003.
MATKIN, G. W. Technology Transfer and the University. NewYork: MacMillan Publishing Company, 1990.
MICHELINI, L., FIORENTINNO, D. New business models for creating shared value. Social Responsibility Journal, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 561-577, 2012.
MOURA, A. M. Facilitadores e dificultadores na implementação de um negócio inclusivo em três países de diferentes continentes. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MOURA, A. M.; COMINI, G. M.; TEODÓSIO, A. S. S. The international growth of a social business: a case study. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 55, n. 4, p. 444-460, 2015. Disponível em: <http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/the_international_growth_of_a_social_business_a_case_study_0.pdf >. Acesso em: 11 jun. 2018.
SANTANA, A. L. J. de M.; VOLPI, A. A.; FONSECA, J. W. F. da. Análise de viabilidade econômica dos negócios sociais. In: SANTANA, A. L. J. de M.; VOLPI, A. A.; FONSECA, J. W. F. Empreendedorismo com foco em negócios sociais. Curitiba: UFPR, NITS, 2015. p. 11-29.
SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SOUDER, W. E.; NASHAR, A. S.; PADMANABHAN, V. A guide to the best technology-transfer practices. The Journal of Technology Transfer, [S.l.], v. 15, n. 1-2, p. 5-16, 1990.
SWANSON, L. A.; ZHANG, D. D. Complexity theory and the social entrepreneurship zone. E: CO, [S.l.], v. 13, n. 3, p. 39-56. 2011.
TORRES, H. G.; IZZO, D. Introdução. In: BARKI, E. et al. Negócios com Impacto Social no Brasil. 1. ed. São Paulo: Peirópolis, v. 1, p. 13-15, 2013.
WILSON, F.; POST, J. E. Business models for people, planet (& profits): exploring the phenomena of social business, a market-based approach to social value creation. Small Business Economics, [S.l.], v. 40, n. 3, p. 715-737, 2013.
WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Technology Transfer in countries in transition: policy and recommendation. 2012.
YUNUS, M. Criando um negócio social: como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar grandes problemas da sociedade. São Paulo: Elsevier, 2010.
ZHAO, L.; REISMAN, A. Toward Meta Research on technology transfer. IEEE Transactions on Engineering Management, [S.l.], v. 39, n. 1, p. 13-21. 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Prospecção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.