O Ensino da Propriedade Intelectual e do Empreendedorismo como Estímulo à Inovação nos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v11i4.27111

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual, Empreendedorismo, Pós-Graduação.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa quantitativa-qualitativa realizada no sítio eletrônico da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Objetiva a análise das ementas das disciplinas veiculadas nos projetos dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFAL, acerca do ensino da temática da propriedade intelectual e do empreendedorismo. Investiga também a quantidade de grupos de pesquisa certificados e atualizados junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq), relacionados com os referidos temas e vinculados à UFAL. Considerando o levantamento da literatura e os dados obtidos, conclui-se pela necessidade de mais estudos sobre as causas que ensejam a pequena quantidade de cursos de pós-graduação stricto sensu que ofertam disciplinas relacionadas com o ensino da propriedade intelectual e do empreendedorismo na UFAL.


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Biografia do Autor

Joyce Carolina Lins Guilhermat, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil.

Possui graduação em Direito - Bacharelado (2007), especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade (2013) pela Universidade Federal de Alagoas e mestranda no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT/UFAL. Assistente em administração da Universidade Federal de Alagoas desde 2006, atualmente exercendo função de assessoria jurídica na Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Alagoas desde 2013. Atuou como conciliadora na Justiça Federal de Alagoas. Atuou também como pregoeira e diretora da Divisão Administrativa da Biblioteca Central da UFAL, coordenando especialmente os processos de aquisição/contratação do Sistema de Bibliotecas da UFAL. Tem experiência na área do Direito Administrativo, com foco em licitações e contratos.

Pierre Barnabé Escodro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná-Curitiba-PR , com conclusão em 1997. Em 2001 concluiu Especialização em Cirurgia e Anestesiologia de Grandes Animais na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMVZ-UNESP) . Especialista em Acupuntura Veterinária pela Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária e Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2016. Mestrado em Medicina Veterinária na Área de Clínica Cirúrgica Veterinária pela FMVZ-UNESP(2004).É doutor em Ciências na área de Biotecnologia pelo Programa de Pós -Graduação do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) .De 2001 a 2008 atuou como Diretor Clínico da VETPOLO Consultoria Veterinária, Pesquisa e Saúde Ltda, em Indaiatuba-SP. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Alagoas, onde é Lider do GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM EQUÍDEOS (GRUPEQUI-UFAL).Orientador no Curso de Mestrado em Inovação e Tecnologia Integradas à Medicina Veterinária para o Desenvolvimento Regional-UFAL e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de tecnologia para inovação em rede nacional ( profnit.org.br), ponto focal UFAL.

Silvia Beatriz Beger Uchôa, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984) ; mestrado em Arquitetura e Planejamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Química e Biotecnologia - Área de concentração Fisico-Quimica, pelo Instituto de Quimica e Biotecnologia da UFAL (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Alagoas e Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFNIT - Ponto Focal UFAL. Foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Programas Especiais da PROPEP/UFAL, coordenando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI de 2010 a janeiro de 2016. Tem experiência nas áreas de Construção Civil e em Eletroquímica, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção e Ensaios de Corrosão e Durabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, materiais de construção, propriedades do concreto, durabilidade de estruturas de concreto armado e patologias de fachadas de edificios. Foi vice-coordenadora do FORTEC Regional NE de abril de 2010 a abril de 2012. Atualmente integra o Conselho Fiscal do FORTEC e é suplente no Conselho Fiscal da ANPROTEC.

Andreiza Marcia Maia de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil.

Possui graduação em Administração pela Faculdade Figueiredo Costa (2011).É pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, também pela FIC, pós- graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Mestranda em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT/UFAL. Atualmente é administradora da Companhia de Saneamento de Alagoas, exercendo a função de Gerente de Qualidade Empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, Gestão Pública, Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Organizacional e Gestão da Qualidade.

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

Guilhermat, J. C. L., Escodro, P. B., Uchôa, S. B. B., & Oliveira, A. M. M. de. (2018). O Ensino da Propriedade Intelectual e do Empreendedorismo como Estímulo à Inovação nos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Alagoas. Cadernos De Prospecção, 11(4), 999. https://doi.org/10.9771/cp.v11i4.27111

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento