Academic Social Responsibility and its Relationship with the Technological Products of the PROFNIT/FORTEC Program
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50240Keywords:
PROFNIT/FORTEC , Social Responsibility , Contribution.Abstract
The value that academic social responsibility has for Brazilian Higher Education Institutions goes beyond its rhetoric. Based on this premise, it is worth investigating how the social responsibility of the PROFNIT/FORTEC Program was conceived, through a sample of 160 Course Completion Works, presented as a prerequisite for obtaining the title of Master in Intellectual Property and Transfer of Technology for Innovation. The summary, the method and the conclusions were analyzed, aiming to identify in the technological products, the presence of social responsibility. The result that is proven is that there is a social gain, certified through a seal of authenticity established by the Program, which ensures the delivery of an academic product, applicable in the business context and with social utility, as it produces impacts by changing behaviors and attitudes of people or organizations.
Downloads
References
ASSUNÇÂO, Luiz Alan Vinícius et al. Impacto da Covid-19 em alunos de pós-graduação. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 538-554, abr.-jun. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Alan-Assuncao-Luiz/publication/359091167_Impact_of_Covid-19_on_postgraduate_students/links/6227703e3c53d31ba4b15c5d/Impact-of-Covid-19-on-postgraduate-students.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
BOLAN, Valmor; MOTTA, Márcia Vieira da. Responsabilidade Social no Ensino Superior. Revista de Educação, Paraná, v. 10, n. 10, p. 204-210, jul. 2007. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/educ/article/view/2154. Acesso em: 5 maio 2022.
BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 18 maio 2022.
CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório de Grupo de Trabalho. Brasília, DF: Capes – GT de Produção Técnica, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
COSTA, Beatriz Batista; SOUZA, Kleber Abreu de. Mapeamento dos produtos e serviços tecnológicos na universidade federal do Tocantins – UFT. DESAFIOS – Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, Tocantins, v. 9, n. 1, p. 169-178, maio, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/10029/20111. Acesso em: 12 maio 2022.
DANTAS, Flávio. Responsabilidade social e pós-graduação no Brasil: ideias para (avali)ação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 1, n. 2, p. 160-172, nov. 2004. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/46/43. Acesso em: 19 abr. 2022.
ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The Triple Helix—University-Industry-Government relations: A laboratory for knowledge based economic development. EASST Review, [s.l.], v. 14, p. 14-19, 1995. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/241858820_The_Triple_Helix_-_-University-Industry-Government_Relations_A_Laboratory_for_Knowledge_Based_Economic_Development. Acesso em: 14 jun. 2022.
GIL, A. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176p.
JOSEPH, Gabriel Paes de Almeida et al. Responsabilidade Social Corporativa e Índices de Sustentabilidade: um estudo dos ativos tangíveis e intangíveis à luz da visão baseada em Recursos. Revista de Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 73-88, jan.-abr. 2018. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/25237/2-s2.0-85045975504.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 jun. 2022.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2006.
MATOS, Welington de Andrade. Educação Empreendedora: sua importância como fator de redução da mortalidade precoce das micro e pequenas empresas. Revista Educação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 24-30, 2017. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3221/2376. Acesso em: 19 jun. 2022.
MOTTA, E. M.; PEREIRA, J. J. R. D. Estudo Sobre Indicadores de Produção Científica Versus Produção Tecnológica na Universidade Estadual de Maringá. Cadernos de Prospecção, Salvador, [s.l.], v. 12, n. 4, p. 795-809, dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/32767. Acesso em: 30 maio 2022.
NUNES, E. B. L. L. Pires; PEREIRA, I. C. Auler; PINHO, Maria José. A responsabilidade social universitária e a avaliação institucional: reflexões iniciais. Revista Avaliação, Campinas, v. 22, n. 1, p. 165-177, mar. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772017000100009. Acesso em: 17 maio 2022.
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030. Grupo de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Brasília, DF: ONU, 2019. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 19 maio 2022.
PROFNIT – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃO. Cartilha Profnit de Produtos Técnico-tecnológicos e Bibliográficos: Subsídio para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso. Brasília, DF: PROFNIT, 2021.
PROFNIT – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃO. Regimento Nacional do PROFNIT. Brasília, DF: PROFNIT, 2020.
RABECHINI JR., Roque; CARVALHO, Marly Monteiro de; LAURINDO, Fernando José Barbin. Fatores críticos para implementação de gerenciamento por projetos: o caso de uma organização de pesquisa. Production, [s.l.], v. 12, p. 28-41, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prod/a/B4K7kG7Fkpnx6RFjpfykzDw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2022.
SERVA, Fernanda Mesquita; DIAS, Jefferson Aparecido. Responsabilidade social nas instituições de ensino superior: entre o biopoder e a biopolítica. Revista Argumentum, São Paulo, v. 17, p. 413-433, jan.-dez. 2016. Disponível em: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/319/64. Acesso em: 16 maio 2022.
SOARES, Alessandra do Valle Abrahão et al. Transferência de Tecnologia da Universidade para o Mercado: estudo de caso de patente de processo de reciclagem de filtros de cigarro. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 15, n. 2, p. 396-410, abr.-jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/issue/view/2259/775. Acesso em: 12 jun. 2022.
TORRES, Pedro Henrique; BOTELHO Mariza dos Reis Azevedo. Financiamento à inovação e interação entre atividades científicas e tecnológicas: uma análise do Pappe. RBI, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 89-118, jan.-jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbi/a/3F8khSYc4qVCP8kLZdHypLG/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 maio 2022.
VENTURINI, Anna Carolina. Ação afirmativa em programas de pós-graduação no Brasil: padrões de mudança institucional. RAP, Rio de Janeiro, v. 55, n. 6, p. 1.250-1.270, nov.-dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/PQMnLdSXVkcjD8rmkGtKtbg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2022.
VOLPI, Marina Tazón. A Universidade e sua Responsabilidade Social. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. 71p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos de Prospecção
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.