Analysis of the Brand Registration and Management of the Brazilian Agricultural Research Company
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.47172Keywords:
Distinctive Signs, Intellectual Property, Technological Prospecting.Abstract
This article analyzed the process of registration and management of Embrapa's brands through a survey of the history of protection in Brazil and abroad, identifying the internal processes and criteria for carrying out such registrations. For this, a case study was carried out, with documental survey, identification and data search in the INPI database referring to trademarks linked to Embrapa's CNPJ from 1970 to May 2021. The results obtained showed that the Institution has been expanding the protection of its trademark assets, with 522 processes at the INPI, the majority of which are in force, with the tendency to protect them as trademarks in more than one class. In 2021, Embrapa updated its guiding document regarding the creation and management of brands, seeking greater organization of the internal process, as well as the promotion of this asset as a business instrument.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, V. V. A rose by any other name: conformações do direito de marca no mercado farmacêutico. [S.l.: s.n.], 2015.
ALVES, E. Embrapa: a successful case of institutional innovation. Revista de Política Agrícola, [s.l.], Special Edition, v. 19, p. 64-72, 2010.
ALVES, F. V.; ALMEIDA, R. G.; LAURA, V. A. Carne Carbono Neutro: um novo conceito para carne sustentável produzida nos trópicos. Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2015. 29p. (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 210).
BAMBINI, M. D. et al. Contribuição da Embrapa Informática Agropecuária para um Brasil inovador e competitivo: proteção da propriedade intelectual dos resultados de pesquisa e geração de inovações. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO, 7., 2012, Brasília, DF. Tecnologia para um Brasil inovador e competitvo: trabalhos selecionados para apresentação no congresso. Brasília, DF: ABIPTI, 2012. p. 168-178. Anais [...]. Brasília, DF, 2012.
BRASIL. Lei n. 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9279.htm. Acesso em: 9 jul. 2021.
CARVALHO, S. M. P. de. Propriedade intelectual na agricultura. Orientador: Sergio Luiz Monteiro Salles-Filho. 2003. 184f. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, 2003. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/296834933.pdf. Acesso em 18 julho 2021.
EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Site institucional. [2021a]. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 15 jul. 2021.
EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Balanço Social 2020. [2021b]. Disponível em: https://www.embrapa.br/balanco-social-2020. Acesso em: 9 jul. 2021.
EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Deliberação n. 9, de 4 de maio de 2021. [Aprovar a anexa Norma n. 037.013.004.003, intitulada "Procedimentos para gestão estratégica da proteção intelectual de ativos da Embrapa"]. Manual de Normas da Embrapa, [s.l.], ano 47, n. 23, 10 de junho de 2021c.
FIGUEIREDO, L. H. M.; MACEDO, M. F. G.; PENTEADO, M. I. de O. Noções de propriedade intelectual - patenteamento na Embrapa: conceitos e procedimentos. Brasília, DF: Embrapa-Assessoria de Inovação Tecnológica, 2008. 130p. (Embrapa-Assessoria de Inovação Tecnológica. Documentos, 1). Disponível em: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/32896/1/Nocoes-de-propriedade.pdf. Acesso em: 4 jul. 2021.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Manual de Marcas. 3. ed. 1. rev. em 2 de outubro de 2019. Disponível em: http://manualdemarcas.inpi.gov.br/projects/manual/wiki/Manual_de_Marcas. Acesso em: 18 jul. 2021.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Site institucional. [2021]. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/. Acesso em: 18 julho 2021.
WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Intellectual Property Handbook. [2004]. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/intproperty/489/wipo_ pub_489.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
PEREIRA, T. S.; CONCEIÇÃO, M. H. Os Registros de Marcas no Brasil: uma proposta de um guia prático para facilitar o depósito no INPI. Cadernos de Prospecção, [s.l.], v. 11, n. 5, p. 1.360, 2018. DOI: 10.9771/cp.v12i5.27118. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/27118. Acesso em: 15 jun. 2021.
PEREIRA, A. T. C. et al. Marcas para Exportação sob a Ótica do Design Gráfico. In: I SEMINÁRIO DE BRANDING E DESIGN GRÁFICO. Pós-Design UFSC, Florianópolis, SC, 2008. Anais [...]. Florianópolis, 2008.
PIEDADE, F. L. Biopirataria e Direito Ambiental: estudo de caso do cupuaçu. 2008. 155f. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) – Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-01102008-150551/publico/Flavia_Piedade.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
PRETO, S. A. G.; FRANCO, A. B. C.; BRUCH, L. K. Propriedade Intelectual em Empresas Públicas: uma análise dos depósitos de marcas da Embrapa. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 3, p. 676-692, julho de 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i3.33138. Acesso em: 4 jul. 2021.
REZENDE, E. A.; RIBEIRO, M. T. F.; O Cupuaçu é Nosso? Aspectos Atuais da Biopirataria no Contexto Brasileiro. RGSA – Revista de Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 53-74, maio-agosto, 2009.
RODRIGUES, T. S. A Gestão de Propriedade Intelectual da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Incentivo a Inovação. 2010. 186f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação) – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/academia/arquivo/arquivos-biblioteca/RODRIGUESTenilleSouza2010.pdf. Acesso em: 4 jul. 2021.
RUÃO, T. Marcas e Identidade: guia da concepção e gestão das marcas comerciais. 2. ed. Ribeirão: HÚMUS, 2017.
SANTOS, R. E. A. Mapeamento da proteção das marcas do setor bancário no Brasil. 2016. 107f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/3412/1/ROSA_ELAINE_ANDRADE_SANTOS.pdf. Acesso em: 4 jul. 2021
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos de Prospecção
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.