Os Registros de Marcas no Brasil: uma proposta de um guia prático para facilitar o depósito no INPI
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i5.27118Palavras-chave:
Registro de Marca, Propriedade Intelectual, Material didático.Resumo
As marcas desempenham um papel importante nas empresas em suas estratégias de marketing e de reconhecimento pelo consumidor. Este estudo tem como objetivo descrever a experiência de elaboração de um guia prático que auxilie os empreendedores a efetivarem o registro de suas marcas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI). A confecção desse guia foi feita tendo por base a literatura e a experiência profissional do pesquisador. A versão final do guia foi validada pelos participantes e constitui instrumento que auxilia no processo de registro de marcas. Para os participantes, o guia prático os auxiliou na solicitação de registro de marcas.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996. Lei de Propriedade Intelectual. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm>. Acesso em: 30 set. 2018.
BERGAMASCHI, A. B. Estudo sobre o impacto do sistema eletrônico e-marcas no processo de pedido de registro de marca do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 2015. 260 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Academia de Propriedade Intelectual. Inovação e Desenvolvimento, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, 2015.
BROWN, E. J.; NAGY, P. F. That's not fair! Clarifying copyright and trademark fair use for business managers. Business Horizons, [S.l.], v. 58, n. 1, p. 17–24, jan./fev. 2015.
CHURCHILL, G.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 1–22.
FALKEMBACH, G. A. M. Concepção e desenvolvimento de material educativo digital. Novas Tecnologias na Educação, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 1–15, 2005.
FLIKKEMA, M.; MAN, A. P. de; CASTALDI, C. Are Trademark Counts a Valid Indicator of Innovation? Results of an In-Depth Study of New Benelux Trademarks Filed by SMEs. Industry and Innovation, [S.l.], 2 set. 2014.
GREENHALGH, C.; ROGER, M. Trade Marks and Performance in UK Firms: evidence of schumpeterian competition through innovation: University of Oxford, Department of Economics, 2007. Economics Series Working Papers
HANNICKEL, T. Importância do registro de marca para uma startup. 2018. Disponível em: <https://startupshow.com.br/importancia-do-registro-de-marca-para-uma-startup/>. Acesso em: 29 set. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Anuário Estatístico de Propriedade Industrial. 2017. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/sobre/estatisticas/anuario-estatistico-de-propriedade-industrial-2000-2012-marca1>. Acesso em: 17 maio 2017.
______. A criação de uma marca. 2013. p. 1–48. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2018.
NASCIMENTO, R. L. L.; GOMES, I. M. A.; MATTOS, R. Análise custo-benefício do registro de marcas pelas pequenas e médias empresas. Caderno de Prospecção, Salvador, v. 9, n. 1, p. 9–17, jan./mar. 2016.
SANTOS, F. C. G.; KALID, R. A.; ROCHA, W. J. S. F. Estudo Prospectivo: o registro de marcas como estratégia mercadológica para o negócio do cacau-chocolate na Região Sul da Bahia. Caderno de Prospecção, Salvador, v. 10, n. 4, p. 934–945, out./dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.