O Impacto da Indicação Geográfica no Registro de Marcas: um estudo sobre a cachaça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v17i2.55578

Palavras-chave:

Cachaça, Registro de Marca, Indicação Geográfica.

Resumo

Ao considerar a Lei de Propriedade Intelectual, tanto o registro de marca quanto uma Indicação Geográfica conferem valor agregado a um produto ou processo, pois são modalidades de proteção intelectual. Como tal, essas modalidades podem ser incorporadas em uma negociação para melhorar a competitividade de determinado setor da economia. Algumas políticas públicas podem regulamentar essas questões com o propósito de melhorar a competitividade, mas é preciso que se observe o impacto dessas estratégias nos negócios brasileiros. Este trabalho apresenta uma discussão a respeito da proteção do produto cachaça no que se refere à indicação geográfica com base no arcabouço legal acerca do tema e sua relação com o registro de marcas. A pesquisa aprofundou-se nos dados quantitativos de pedido para registros de marcas e foi utilizada com objetivo de apresentar a evolução desses registros, no período de 2002 a 2022, com observações sobre deferimento/indeferimento. Por último, foi realizada uma avaliação do conflito entre a base legal para a Indicação Geográfica da cachaça e os registros das marcas desse destilado.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Santos, Universidade de Brasília

Tem especialização em Gestão da Comunicação. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo. Possui graduação em Administração Em Comércio Exterior. Atua na Embrapa desde 1994, hoje lotada na Embrapa Agroenergia, na áre Transferência de Tecnologia, no Setor de Prospecção e Avaliação, no cargo de Analista de Transferência de Tecnologia.

Patrícia Marinho Costa, Universidade de Brasília

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da UnB - Profnit

Alessandro Aveni, Universidade de Brasília

Doutor em Ciências Políticas, docente do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da UnB - Profnit

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

Santos, A. C., Costa, P. M., & Aveni, A. (2024). O Impacto da Indicação Geográfica no Registro de Marcas: um estudo sobre a cachaça. Cadernos De Prospecção, 17(2), 689–703. https://doi.org/10.9771/cp.v17i2.55578

Edição

Seção

Indicações Geográficas