Análise Mercadológica: comparativo no uso do selo Indicação Geográfica para o cacau entre os produtores da Bahia (Sul da Bahia) e do Pará (Tomé-Açu)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v17i1.55551

Palavras-chave:

Indicação Geográfica, Cacau, Comparação.

Resumo

 

Esta pesquisa se debruça sobre os regulamentos de Indicação Geográfica (IG) aplicados ao cacau no Brasil, com foco particular nos diferentes padrões de produção da Bahia e do Pará. O estudo realiza uma análise comparativa, explora semelhanças e contrastes existentes entre os produtores dessas regiões. Buscou-se identificar as especificidades de cada tipo de cacau, a dinâmica do ambiente de negócios em que estão inseridos e a evolução de cada segmento de mercado em relação às estratégias de marketing implementadas para aprimorar a singularidade de seus produtos, tanto nacional quanto internacionalmente. Os resultados indicam que o processo de IG tem características específicas de acordo com a maturidade das associações de cacau envolvidas. A diversidade de estratégias comerciais e IGs pode tornar complexa a criação de uma Marca Coletiva (MC) para o cacau brasileiro, porém a chave é a coordenação eficaz entre produtores, órgãos governamentais e partes interessadas, além de uma pesquisa de mercado aprofundada para entender o que os consumidores valorizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Cannavale, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Mestrado em Gestão de Políticas Públicas. 2021. Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

Tiago Magalhães Machado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Especialização Lato Sensu em Direito Público. 2020, Faculdade Legale, FALEG, Brasil.

João Augusto Martins de Santana, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Especialização em MBA em Finanças. 2021.Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

Alessandro Aveni, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutorado em Administração. 2018. Universidade de Brasília, Brasil.

Referências

AGROANALYSIS, E. Produção de cacau no sul da Bahia. AgroANALYSIS, [s.l.], v. 40, n. 10, p. 33-37, 2020.

AGUIAR, M. E. A. et al. Indicação Geográfica do Cacau de Tomé-Açu como Indutora do Desenvolvimento e da Proteção de Comunidades Locais. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, [s.l.], v. 17, n. 3, 2021.

BARBOSA, P. M. da S.; REGALADO, P. F. Determinação de origem, empoderamento dos produtores, redução de custos, riscos e desenvolvimento local: os múltiplos usos da marca coletiva no mercado de café. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, VIII, 2013, Salvador. Resumo Expandido, Salvador, BA, 2013.

BRUCH, K. L. et al. Normas técnicas para indicações geográficas e seus reflexos no setor vitivinícola. In: VIEIRA, Adriana Carvalho Pinto; ZILLI, Júlio Cesar; BRUCH, Kelly Lissandra (org.). Propriedade intelectual, desenvolvimento e inovação: ambiente institucional e organizações. Criciúma, SC: EDIUNESC, 2017. p. [15]-35. DOI: http://dx.doi.org/10.18616/pidi01.

CAMPOS, M. V. A. et al. Dinâmica dos sistemas agroflorestais com as sinergias socioeconômicas e ambientais: caso dos cooperados Nipo-paraenses da cooperativa agrícola mista de Tomé-Açu, Pará. Research, Society and Development, [s.l.], v. 11, n. 1, p. e22811121000–e22811121000, 5 jan. 2022a.

CAMPOS, M. V. A. et al. Evolução dos Sistema Agroflorestais e as Mudanças de Mercado: caso dos cooperados Nipo-Paraense da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu, Pará. In: 60º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER). 2022. Anais [...]. Natal, RN UFRN, 2022b.

CASTRO, V. A.; GIRALDI, J. de M. E. Estratégias de marcas para setores brasileiros: diferenças conceituais entre indicação geográfica, marca coletiva e setorial. Espacios, [s.l.], v. 39, n. 33, p. 8, 2018.

CASTRO, V. A.; LOURENÇÃO, M.; GIRALDI, J. M. E. Geographical Indication as a Strategic Brand Resource in the Wine Sector in Rio Grande Do Sul/Brazil. Revista de Administração da UFSM, [s.l.], v. 14, p. 276-296, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reaufsm/a/hgCqXx7TvNc7TX8d8pnVQGC/. Acesso em: 17 maio 2023.

CERDAN, C. M. T. et al. Indicação Geográfica de produtos agropecuários: importância histórica e atual. In: MAPA – MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Curso de propriedade intelectual & inovação no agronegócio: Módulo II, indicação geográfica. Brasília, DF: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2010. p. 27-56.

COLLIN, S. et al. Discriminating Aroma Compounds in Five Cocoa Bean Genotypes from Two Brazilian States: White Kerosene-like Catongo, Red Whisky-like FL89 (Bahia), Forasteros IMC67, PA121 and P7 (Pará). Molecules, [s.l.], v. 28, n. 4, p. 1.548, 6 fev. 2023.

DA SILVA, L. F. Cacau: Sul da Bahia. Porto Alegre, RS: Simplíssimo, 2020. E-book.

DE ALMEIDA, P. H. G.; CRUZ, B.; SILVA, L. H. Indicação Geográfica E Transferência De Tecnologia: O Caso Da Indicação Geográfica De Procedência Tomé-Açu/PA. In: VI ENPI-ENCONTRO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL. 2020. Anais [...]. [S.l.], 2020. Disponível em: http://api.org.br/conferences/index.php/VIENPI/VIENPI/paper/view/1257/0. Acesso em: 17 maio 2023.

DE SOUZA SANTANA, C. et al. Influência do período de colheita na qualidade do cacau da Indicação Geográfica Sul da Bahia. Brazilian Journal of Development, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 8.295-8.306, 2020.

FERREIRA, A. M.; BEZERRA, M. das G. F. Indicação Geográfica Ilha do Combú para o Produto Chocolate: o primeiro caso de único produtor pessoa física no Brasil. Cadernos de Prospecção, [s.l.], v. 16, n. 3, p. 904-917, 2023. DOI: 10.9771/cp.v16i3.51409. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/51409. Acesso em: 16 maio 2023.

GOULART, L. A. et al. Cacau da região sul da Bahia e a perspectiva histórica de uma indicação geográfica. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 7, n. 4, p. 632-632, 2014.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, 2023. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#download. Acesso em: 16 maio 2023.

LOURO, Maria João Soares. Modelos de avaliação de marca. RAE – Revista de Administração de Empresas, [s.l.], v. 40, p. 26-37, 2000.

MAIORKI, G. J.; DALLABRIDA, V. R. A indicação geográfica de produtos: um estudo sobre sua contribuição econômica no desenvolvimento territorial. Interações, Campo Grande, v. 16, p. 13-25, 2015.

MELO, P. T. A.; MELO, S. S. C.; RIBEIRO, S. C. A. Cacau de Tomé-Açu: a importância da indicação geográfica para produtos comercializados no mercado internacional. Ingi, Brasília, DF v. 4, n. 4, p. 1.033-1.047, 2020.

NASCIMENTO, Esdras Antunes do. Rede de cooperação: formação, relacionamentos interorganizacionais e influências na adoção da Indicação Geográfica (IG). 2021. 379f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.

PIGATTO, G. A. S.; NETO, E. T.; BAPTISTA, R. D. A influência do ambiente institucional informal na produção de cacau na região de Linhares/ES: análise de fatores culturais e a indicação geográfica. Desenvolvimento Regional em Debate, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 203-228, 2019.

ROCHA, L. B. O cacau na literatura regional do sul da Bahia: ícone de diferenças socioespaciais. Geograficidade, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 16-31, 20 nov. 2011.

SALDANHA, C. B.; ROCHA, U. B.; DOS SANTOS, W. P. C. Análise do Desenvolvimento Territorial no Cenário das Indicações Geográficas Reconhecidas na Bahia. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 15, n. 2, p. 649-666, 2022. DOI: 10.9771/cp.v15i2.46268. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/46268. Acesso em: 16 maio 2023.

SANTOS, B. V. S. et al. Coletivo do Pirarucu e Gosto da Amazônia: estratégia de organização social e comercialização através da marca coletiva. In: 60º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER). Anais [...]. Natal, RN, UFRN, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sober2022/485730-COLETIVO-DO-PIRARUCU-E-GOSTO-DA-AMAZONIA--ESTRATEGIA-DE-ORGANIZACAO-SOCIAL-E-COMERCIALIZACAO-ATRAVES-DA-MARCA-COL. Acesso em: 14 mar. 2023.

SANTOS, E. S. L. et al. Genetic Structure and Molecular Diversity of Cacao Plants Established as Local Varieties for More than Two Centuries: The Genetic History of Cacao Plantations in Bahia, Brazil. PLOS ONE, [s.l.], v. 10, n. 12, p. e0145276, 16 dez. 2015.

SULIS, M.; GIMENES-MINASSE, M. H. S. G. Certificação e Hospitalidade: a Cabruca e a Indicação de Procedência do Cacau do Sul da Bahia como promotores da produção de chocolates especiais. Vivência: Revista de Antropologia, [s.l.], v. 1, n. 57, 2021. DOI: 10.21680/2238-6009.2021v1n57ID27403.

VALENTE, M. E. R. et al. Indicação geográfica de alimentos e bebidas no Brasil e na União Europeia. Ciência Rural, [s.l.], v. 42, p. 551-558, 2012.

VÁSQUEZ, R. P. Identidade de marca, gestão e comunicação. Organicom, [s.l.], v. 4, n. 7, p. 198-211, 2007. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138952. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138952. Acesso em: 24 jul. 2023.

XAVIER, L. B.; NASCIMENTO JR., F. das C. do; CHIAPETTI, J. Verticalidades e horizontalidades na certificação da produção de cacau orgânico no Sul da Bahia. CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária, [s.l.], v. 15, n. 28, p. 361-390, 23 abr. 2021a.

XAVIER, L.; NASCIMENTO JR., F. das; CHIAPETTI, J. Da crise regional às novas dinâmicas de especialização da produção de cacau no sul da Bahia. Caminhos de Geografia, v. 22, n. 79, p. 77-96, 2021b.

Downloads

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Cannavale, V., Machado, T. M. ., Santana, J. A. M. de, & Aveni, . A. (2024). Análise Mercadológica: comparativo no uso do selo Indicação Geográfica para o cacau entre os produtores da Bahia (Sul da Bahia) e do Pará (Tomé-Açu). Cadernos De Prospecção, 17(1), 33–47. https://doi.org/10.9771/cp.v17i1.55551

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento