Capacitação em Propriedade Intelectual Direcionado a Empreendedores: estudo de caso na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i3.50332Palavras-chave:
Capacitação, Propriedade Intelectual, Facisc.Resumo
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma estrutura de ensino destinada à capacitação dos empreendedores da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) no tema Propriedade Intelectual (PI), utilizando pesquisa documental e levantamento como metodologia. Quanto ao escopo, investigou-se diversas propostas pedagógicas que se encontravam em funcionamento no Estado catarinense, considerando desde o ensino técnico até a pós-graduação. Quanto aos instrumentos para coleta de dados, foram utilizados questionários para obter, diretamente junto aos empreendedores da Facisc sediados na região metropolitana de Florianópolis, a percepção destes em relação à importância da PI e quais são as principais demandas de cada setor da economia. Os resultados permitiram a elaboração de uma proposição de estrutura de ensino, destinada a atender especificamente às demandas dos empreendedores da Facisc. O estudo demonstrou a credibilidade que os empreendedores identificam na PI para promoção da inovação e o anseio para obter essa capacitação.
Downloads
Referências
AMORIM-BORHER, M. B. et al. Ensino e pesquisa em propriedade intelectual no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 281-310, jul.-dez. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rbi.v6i2.8648949. Acesso em: 27 jul. 2019.
BRASIL. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022. Brasília, DF. 2016. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/a-finep/Politica/16_03_2018_Estrategia_Nacional_de_Ciencia_Tecnologia_e_Inovacao_2016_2022.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 dez 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394compilado.htm. Acesso em: 11 mar. 2022.
BRASIL. Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Brasília, DF, 3 dez. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/L10.973compilado.htm. Acesso em: 24 fev. 2022.
CORNELL UNIVERSITY; INSEAD – INSTITUTO EUROPEU DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Global Innovation Index 2020. 13. ed. Genebra: WIPO, 2021. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_gii_2020.pdf. Acesso em: 7 mar. 2021.
FACISC – FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS DE SANTA CATARINA. PRINTE – Proteção Intelectual. 2019. Disponível em: https://www.facisc.org.br/solucao/printe/. Acesso em: 30 out. 2019.
FACISC – FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS DE SANTA CATARINA. Revista 50 anos de uma grande história. 1. ed. Florianópolis: Editora Expressão, 2021. Disponível em: http://expressao.com.br/ebooks/facisc_50anos/. Acesso em: 22 dez. 2021.
FARIA, A. X. O ensino da propriedade intelectual nos cursos de graduação do Brasil: razões e proposições. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação) – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, p. 127, 2011. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/academia/arquivo/arquivos-biblioteca/FARIAAdrianaXavier2011.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.
FIEC – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ. Índice FIEC de inovação nos estados 21. Fortaleza: FIEC, 2021. Disponível em: https://arquivos.sfiec.org.br/nucleoeconomia/files/files/Indice%20fiec%20de%20Inovacao/Indice-FIEC-Inovacao_2021.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.
FREIRE, V. M. V.; CARVALHO, J. M. de. Propriedade Intelectual para Inovação: percepções e perspectivas em uma escola profissionalizante. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 14, n. 2, p. 414, 2021. DOI: 10.9771/cp.v14i2.36965. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/36965. Acesso em: 16 jan. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIMENEZ, A. M. N. O ensino da propriedade intelectual na educação superior: o caso da Unicamp. 2012. 234p. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/286998/1/Gimenez_AnaMariaNunes_M.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.
GUILHERMAT, J. C. L. et al. O ensino da propriedade intelectual e do empreendedorismo como estímulo à inovação nos cursos de pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Alagoas. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 11, n. 4, p. 999-1.015, dez 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i4.27111. Acesso em: 27 jul. 2019.
HOLGERSSON, M.; TIETZE, F. Sharing innovative and best-practice approaches for teaching intellectual property management: a workshop report. World Patent Information, [s.l.], v. 49, n. May, p. 75-76, 2017. DOI: 10.1016/j.wpi.2017.02.004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.wpi.2017.02.004. Acesso em: 2 jul. 2022.
IDS – INSTITUTO DANNEMANN SIEMSEN. Quem somos. 2019. Disponível em: https://ids.org.br/sobre-o-ids/quem-somos/. Acesso em: 30 out. 2021.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Edital do prêmio PI nas escolas. Rio de Janeiro: INPI, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-lanca-no-dia-18-o-201c-i-premio-pi-nas-escolas201d-para-professores-e-gestores/Edital___Premio_PI_nas_Escolas__INPI_11_10_21_.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.
MARANHÃO. Orientações gerais para elaboração do projeto político pedagógico das unidades de ensino da rede pública estadual do Maranhão. São Luís. 2016. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/files/2016/12/Projeto-Pol%C3%ADtico-Pedag%C3%B3gico-PPP-SEDUC-PDF-1.pdf. Acesso em: 2 jul. 2022.
MENDES, L. M.; AMORIM-BORHER, M. B. O ensino da propriedade intelectual: mapeando as academias da rede global. Revista Brasileira de Inovação, [s.l.], v. 11, n. 2, p. 399-432, jul.-dez. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rbi.v11i2.8649049. Acesso em: 27 jul. 2019.
PARANÁ. (Estado). Conhecendo o Projeto Político-Pedagógico. Curitiba. 2018. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gestao_em_foco/gestao_escolar_unidade1.pdf. Acesso em: 2 jul. 2022.
PEREIRA, M. L. S.; EPSZTEJN, R.; LEAL, M. G. F. Propriedade intelectual no ensino técnico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 29., 2009, Salvador. Anais [...]. Salvador: ABEPRO, 2009. p. 1-9. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_TN_STO_098_661_13808.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.
PROFNIT. Site Oficial do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. 2022. Disponível em: https://profnit.org.br/. Acesso em: 16 abr. 2022.
RODRIGUES, D. S.; SANTOS, R. M. N. dos; OLIVEIRA, R. C. de. A Temática de Propriedade Intelectual como Parte da Formação dos Alunos dos Cursos Técnicos dos Institutos Federais da Região Norte. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 16, n. 1, p. 51-68, 2023. DOI: 10.9771/cp.v16i1.50960. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/50960. Acesso em: 16 jan. 2023.
SARAIVA, I. Z.; BUTZEN, E.; MOREJON, C. F. M. Educação Empreendedora na Base da Inovação: análise de um Case de sucesso no empreendedorismo catarinense de base universitária. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 12, n. 5, p. 1.231, 2019. DOI: 10.9771/cp.v12i5.32188. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/32188. Acesso em: 16 jan. 2023.
VARENHOLD, M.; MEDEIROS, M. L. Ensino da propriedade intelectual no turismo: análise dos cursos brasileiros. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU, 11., 2017, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, 2017. Disponível em: http://festivaldascataratas.com/forum-turismo/anais/2017/gt6-educacao-e-formacao-prof/6-ensino-da-propriedade-intelectual-no-turismo-analise-dos-cursos-brasileiros.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.
WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Teaching intellectual property (IP) in countries in transition. Genebra: WIPO, 2013. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_transition_7.pdf. Acesso em: 22 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.