Capacitação em Propriedade Intelectual Direcionado a Empreendedores: estudo de caso na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i3.50332

Palavras-chave:

Capacitação, Propriedade Intelectual, Facisc.

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma estrutura de ensino destinada à capacitação dos empreendedores da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) no tema Propriedade Intelectual (PI), utilizando pesquisa documental e levantamento como metodologia. Quanto ao escopo, investigou-se diversas propostas pedagógicas que se encontravam em funcionamento no Estado catarinense, considerando desde o ensino técnico até a pós-graduação. Quanto aos instrumentos para coleta de dados, foram utilizados questionários para obter, diretamente junto aos empreendedores da Facisc sediados na região metropolitana de Florianópolis, a percepção destes em relação à importância da PI e quais são as principais demandas de cada setor da economia. Os resultados permitiram a elaboração de uma proposição de estrutura de ensino, destinada a atender especificamente às demandas dos empreendedores da Facisc. O estudo demonstrou a credibilidade que os empreendedores identificam na PI para promoção da inovação e o anseio para obter essa capacitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irineu Afonso Frey, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2005.
Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

AMORIM-BORHER, M. B. et al. Ensino e pesquisa em propriedade intelectual no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 281-310, jul.-dez. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rbi.v6i2.8648949. Acesso em: 27 jul. 2019.

BRASIL. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022. Brasília, DF. 2016. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/a-finep/Politica/16_03_2018_Estrategia_Nacional_de_Ciencia_Tecnologia_e_Inovacao_2016_2022.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 dez 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394compilado.htm. Acesso em: 11 mar. 2022.

BRASIL. Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Brasília, DF, 3 dez. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/L10.973compilado.htm. Acesso em: 24 fev. 2022.

CORNELL UNIVERSITY; INSEAD – INSTITUTO EUROPEU DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Global Innovation Index 2020. 13. ed. Genebra: WIPO, 2021. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_gii_2020.pdf. Acesso em: 7 mar. 2021.

FACISC – FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS DE SANTA CATARINA. PRINTE – Proteção Intelectual. 2019. Disponível em: https://www.facisc.org.br/solucao/printe/. Acesso em: 30 out. 2019.

FACISC – FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS DE SANTA CATARINA. Revista 50 anos de uma grande história. 1. ed. Florianópolis: Editora Expressão, 2021. Disponível em: http://expressao.com.br/ebooks/facisc_50anos/. Acesso em: 22 dez. 2021.

FARIA, A. X. O ensino da propriedade intelectual nos cursos de graduação do Brasil: razões e proposições. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação) – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, p. 127, 2011. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/academia/arquivo/arquivos-biblioteca/FARIAAdrianaXavier2011.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.

FIEC – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ. Índice FIEC de inovação nos estados 21. Fortaleza: FIEC, 2021. Disponível em: https://arquivos.sfiec.org.br/nucleoeconomia/files/files/Indice%20fiec%20de%20Inovacao/Indice-FIEC-Inovacao_2021.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.

FREIRE, V. M. V.; CARVALHO, J. M. de. Propriedade Intelectual para Inovação: percepções e perspectivas em uma escola profissionalizante. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 14, n. 2, p. 414, 2021. DOI: 10.9771/cp.v14i2.36965. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/36965. Acesso em: 16 jan. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GIMENEZ, A. M. N. O ensino da propriedade intelectual na educação superior: o caso da Unicamp. 2012. 234p. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/286998/1/Gimenez_AnaMariaNunes_M.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.

GUILHERMAT, J. C. L. et al. O ensino da propriedade intelectual e do empreendedorismo como estímulo à inovação nos cursos de pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Alagoas. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 11, n. 4, p. 999-1.015, dez 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i4.27111. Acesso em: 27 jul. 2019.

HOLGERSSON, M.; TIETZE, F. Sharing innovative and best-practice approaches for teaching intellectual property management: a workshop report. World Patent Information, [s.l.], v. 49, n. May, p. 75-76, 2017. DOI: 10.1016/j.wpi.2017.02.004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.wpi.2017.02.004. Acesso em: 2 jul. 2022.

IDS – INSTITUTO DANNEMANN SIEMSEN. Quem somos. 2019. Disponível em: https://ids.org.br/sobre-o-ids/quem-somos/. Acesso em: 30 out. 2021.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Edital do prêmio PI nas escolas. Rio de Janeiro: INPI, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-lanca-no-dia-18-o-201c-i-premio-pi-nas-escolas201d-para-professores-e-gestores/Edital___Premio_PI_nas_Escolas__INPI_11_10_21_.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.

MARANHÃO. Orientações gerais para elaboração do projeto político pedagógico das unidades de ensino da rede pública estadual do Maranhão. São Luís. 2016. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/files/2016/12/Projeto-Pol%C3%ADtico-Pedag%C3%B3gico-PPP-SEDUC-PDF-1.pdf. Acesso em: 2 jul. 2022.

MENDES, L. M.; AMORIM-BORHER, M. B. O ensino da propriedade intelectual: mapeando as academias da rede global. Revista Brasileira de Inovação, [s.l.], v. 11, n. 2, p. 399-432, jul.-dez. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rbi.v11i2.8649049. Acesso em: 27 jul. 2019.

PARANÁ. (Estado). Conhecendo o Projeto Político-Pedagógico. Curitiba. 2018. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gestao_em_foco/gestao_escolar_unidade1.pdf. Acesso em: 2 jul. 2022.

PEREIRA, M. L. S.; EPSZTEJN, R.; LEAL, M. G. F. Propriedade intelectual no ensino técnico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 29., 2009, Salvador. Anais [...]. Salvador: ABEPRO, 2009. p. 1-9. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_TN_STO_098_661_13808.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.

PROFNIT. Site Oficial do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. 2022. Disponível em: https://profnit.org.br/. Acesso em: 16 abr. 2022.

RODRIGUES, D. S.; SANTOS, R. M. N. dos; OLIVEIRA, R. C. de. A Temática de Propriedade Intelectual como Parte da Formação dos Alunos dos Cursos Técnicos dos Institutos Federais da Região Norte. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 16, n. 1, p. 51-68, 2023. DOI: 10.9771/cp.v16i1.50960. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/50960. Acesso em: 16 jan. 2023.

SARAIVA, I. Z.; BUTZEN, E.; MOREJON, C. F. M. Educação Empreendedora na Base da Inovação: análise de um Case de sucesso no empreendedorismo catarinense de base universitária. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 12, n. 5, p. 1.231, 2019. DOI: 10.9771/cp.v12i5.32188. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/32188. Acesso em: 16 jan. 2023.

VARENHOLD, M.; MEDEIROS, M. L. Ensino da propriedade intelectual no turismo: análise dos cursos brasileiros. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU, 11., 2017, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, 2017. Disponível em: http://festivaldascataratas.com/forum-turismo/anais/2017/gt6-educacao-e-formacao-prof/6-ensino-da-propriedade-intelectual-no-turismo-analise-dos-cursos-brasileiros.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.

WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Teaching intellectual property (IP) in countries in transition. Genebra: WIPO, 2013. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_transition_7.pdf. Acesso em: 22 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Müller, F., & Frey, I. A. (2023). Capacitação em Propriedade Intelectual Direcionado a Empreendedores: estudo de caso na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. Cadernos De Prospecção, 16(3), 675–692. https://doi.org/10.9771/cp.v16i3.50332

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento