A Temática de Propriedade Intelectual como Parte da Formação dos Alunos dos Cursos Técnicos dos Institutos Federais da Região Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i1.50960

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Inovação, Ensino.

Resumo

Considerando a importância de divulgar e fornecer conhecimentos essenciais aos alunos do ensino médio técnico sobre a propriedade intelectual, vinculada à inovação e ao empreendedorismo, o objetivo geral do trabalho foi analisar como o ensino técnico, em Institutos Federais de Educação, trata do tema no âmbito curricular. A pesquisa baseou-se na coleta de dados primários (levantamento bibliográfico) e em pesquisa documental. Constatou-se uma lacuna curricular no ensino médio técnico nos Institutos Federais, com relação à abordagem da propriedade intelectual. Devem ser criadas disciplinas específicas tratando do tema, além de atividades curriculares que permitam oferecer conhecimentos aos discentes, capacitando-os para que reconheçam a importância de se proteger a atividade criadora como inovação e base do empreendedorismo. O produto final da pesquisa foi a elaboração de uma história em quadrinhos, como instrumento que pode despertar o interesse dos alunos sobre o tema, considerando o caráter informativo dinâmico, simples, mas com efetivo potencial educacional.

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Biografia do Autor

Darlene Silveira Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Propriedade Intelectual e transferência de Tecnologia para a Inovação, PROFNIT. Especialista em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimentopela Escola Superior Aberta do Brasil (2012)

Rosa Maria Nascimento dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 2005. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Raimundo Corrêa de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Engenharia Elétrica. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

Rodrigues, D. S., Santos, R. M. N. dos, & Oliveira, R. C. de. (2023). A Temática de Propriedade Intelectual como Parte da Formação dos Alunos dos Cursos Técnicos dos Institutos Federais da Região Norte . Cadernos De Prospecção, 16(1), 51–68. https://doi.org/10.9771/cp.v16i1.50960

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento