Propriedade Intelectual para Inovação: percepções e perspectivas em uma escola profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v14i2.36965Palavras-chave:
Ensino de inovação, Formação para o Trabalho, Propriedade Intelectual.Resumo
O ensino de conteúdos relacionados à inovação e à propriedade intelectual é determinante para a formação de profissionais aptos a atuar no contexto da economia do conhecimento. Este artigo retrata as principais conclusões de uma pesquisa exploratória que examinou se essa temática é abordada em cursos técnicos no nível médio do Instituto Federal do Ceará, Campus Caucaia. Por meio de questionários com alunos, entrevistas semiestruturadas com professores e análise de projetos pedagógicos, foram observados aspectos favoráveis, necessidades e barreiras para o ensino de tais conteúdos. Entre os resultados, o estudo demonstrou que os professores não apenas consideram relevante a inclusão da temática nas atividades educativas, como também defendem a ampliação do investimento na capacitação docente para melhorar os níveis dessas atividades. Os resultados revelam, ainda, informações úteis para aprimorar o planejamento de ações pedagógicas e para a realização de novos estudos sobre o tema.
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