A Proteção de Marcas do Segmento de Fitoterápicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.46134

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual , Produtos Naturais, Amazônia.

Resumo

Fitoterápicos são remédios reproduzidos a partir de partes vegetais ou plantas consideradas medicinais e que podem ser representadas pelas marcas, por meio de um ativo intangível. O objetivo deste trabalho é identificar o registro de marcas associadas a produtos fitoterápicos, com o intuito de avaliar se as empresas utilizam a estratégia de proteção da marca para validar seus produtos. A metodologia utilizada baseou-se na identificação da Classificação de Nice para fitoterápicos, o levantamento das marcas e empresas detentoras do registro, assim como a busca de informações na internet aberta sobre a comercialização das marcas identificadas. Como resultado, identificou-se que apenas cinco empresas estavam com suas marcas em vigor, mas apenas uma empresa utilizava a marca do produto fitoterápico. Portanto, pode-se demonstrar a baixa demanda pelo uso de ativo intangível no que se refere à comercialização de produtos fitoterápicos.

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Biografia do Autor

Daniel Marques de Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT em 2021.

Sammy Aquino Pereira, National Institute of Amazonian Research

Doutora em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas em 2015.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Albuquerque, D. M. de, & Pereira, S. A. . (2022). A Proteção de Marcas do Segmento de Fitoterápicos. Cadernos De Prospecção, 15(1), 53–68. https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.46134

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento