CRITÉRIOS E MÉTODOS DA ADMINISTRAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO NO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DAS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS SOB A ÓTICA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.48354

Resumo

O presente artigo busca realizar uma análise de indicadores à luz da administração pública em relação ao tema da reestruturação das serventias extrajudiciais tratada na Orientação n. 7, de 7 de novembro de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Busca-se apresentar a importância das ferramentas do planejamento estratégico para a organização e distribuição das serventias extrajudiciais. A falta de planejamento prévio na distribuição dos cartórios extrajudiciais nos municípios brasileiros é uma realidade que demanda mudanças urgentes para viabilizar a melhor prestação dos serviços notariais e registrais. As serventias extrajudiciais denominadas cartórios ou ofícios estão espalhadas por diversas regiões brasileiras e são criadas sem planejamento estratégico ou estudo de viabilidade para sua instalação. Essa prática que ocorre até os dias atuais prejudica o desenvolvimento da atividade notarial e registral, pois exige a união de esforços nas principais esferas – como legislativa e executiva – para que seja possível avançar na mudança visando à melhoria na qualidade da prestação desse serviço público.

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Biografia do Autor

Larissa Prado Santana, Instituto Brasileiro de Ensino

Doutora em Direito Constitucional (2023), Mestre em Direito Público (2019) e Mestre em Administração Pública (2020) pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Graduada em Direito (2012) pelo Centro Universitário - UDF. Atualmente é tabeliã do 1 Ofício de Notas de Belém-PA.

Felipe Lopes da Cruz, Instituto Brasileiro de Ensino

Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Ergonomia e Usabilidade pela PUC-Rio e bacharel em Desenho Industrial pela UnB. Tem a certificação internacional Project Management Professional (PMP). Atua como Chefe do Serviço de Planejamento no Departamento do Ministério da Justiça. Atua como professor e orientador em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade de Brasília, Enap, Academia Nacional de Polícia e no UniCEUB, além de ter passado por instituições como Universidade Católica de Brasília, Faculdade Brasília, Senac, Grupo Fortium, Unip e Uniplan. Desde 2003, orientou 52 trabalhos nos os cursos de mestrado, especialização e graduação. Tem experiência na área de gestão de projetos e processos, desenvolvimento de equipes, planejamento estratégico, auditorias de qualidade ISO 9000, projetos de comunicação institucional e marketing, ergonomia e usabilidade e em métodos e técnicas de planejamento. Desenvolveu trabalhos para o Ministério da Justiça - MJ, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos CGEE/MCT, a Companhia Nacional de Abastecimento Conab, a Presidência da República SPM/PR, a Icatu-Hartford (RJ), a Fóton, o Ministério da Saúde e o Serpro. Gerenciou equipes responsáveis pelo planejamento global, com foco no desenvolvimento de diagnósticos setoriais em nível nacional e desenvolvimento de estudos para apoiar ações institucionais de modernização da gestão. Além disso, atuou na elaboração de relatórios de situação de projetos estratégicos, apoio teórico e metodológico a gerente de projetos estratégicos, treinamento e criação de metodologia. Trabalhou na implantação do Escritório de Projetos (PMO) e na construção do curso de capacitação na metodologia de gerenciamento de projetos da Polícia Federal. 

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

Santana, L. P., & Cruz, F. L. da . (2024). CRITÉRIOS E MÉTODOS DA ADMINISTRAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO NO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DAS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS SOB A ÓTICA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. NAU Social, 15(28), e048354. https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.48354