CONDIÇÕES ESTRUTURAIS PARA UMA DEMOCRACIA MAIS PARTICIPATIVA: LEITURA DOS DADOS DO LATINOBARÔMETRO (1995-2017)

Autores

  • Anderson Cristopher dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v10i19.33929

Palavras-chave:

Confiança. Democracia. Latinobarômetro.

Resumo

A partir do banco de dados do Instituto Latinobarômetro, buscamos compreender as condições estruturais para a consecução de uma democracia mais participativa ou de mais alta intensidade. A leitura dos dados ocorreu levando em consideração medidas de estratificações sociais consagradas nas Ciências Sociais: faixa etária, gênero, escolaridade e classe social. A escolaridade mostrou-se variável independente: os mais escolarizados avaliam mais positivamente as suas experiências com trâmites burocráticos e tendem a ser mais democráticos ou autoritários. A desconfiança interpessoal, porém, é uniforme em toda a população. A par destes dados, concluímos que é preciso lidar com a ampliação da eficiência do setor público, não apenas para garantir ganhos econômicos, mas para gerar confiança e engajamento; e é preciso ampliar a cobertura das políticas, sobretudo sociais, mais especificamente a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Cristopher dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor adjunto do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Pesquisa políticas sociais e o desenvolvimento humano. Líder do grupo de pesquisa Desigualdade, Desenvolvimento e Democracia. E-mail: andersonsantos@ufrnet.br.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

dos Santos, A. C. (2019). CONDIÇÕES ESTRUTURAIS PARA UMA DEMOCRACIA MAIS PARTICIPATIVA: LEITURA DOS DADOS DO LATINOBARÔMETRO (1995-2017). NAU Social, 10(19). https://doi.org/10.9771/ns.v10i19.33929

Edição

Seção

Escotilhas