POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: DESAFIOS PARA A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E A CIDADANIA.

Autores

  • Douglas Marques Universidade FEEVALE
  • Christian Svoboda Universidade FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31322

Palavras-chave:

Estado Neopatrimonialista, Políticas Públicas, Participação política, Cidadania.

Resumo

O presente trabalho se propõe a analise da formulação das políticas públicas no cenário brasileiro contemporâneo. Inicialmente, apresentaremos alguns elementos sociopolíticos da formação do Estado neopatrimonialista brasileiro, através da matriz weberiana, que postula a sua formação anterior a sociedade. Após, busca-se enriquecer o estudo, relacionando o entendimento sobre esse Estado à análise dos desafios na formulação das políticas públicas, a ampliação da participação política e a construção da cidadania, por meio de pesquisa bibliográfica especializada no tema. A perspectiva de análise está respaldada no arcabouço teórico das Ciências Sociais que estuda o governo em ação. O presente estudo postula, para o caso brasileiro, a construção de uma cidadania frágil, seguido de uma baixa participação social da sociedade nas políticas públicas, precedidas pelo amálgama modernização/tradição do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Marques, Universidade FEEVALE

Doutorando e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013); Especialista no Pensamento Marxista pela Faculdade Porto-Alegrense-FAPA (2011); Graduado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2010). Desenvolve seus estudos na linha de pesquisa Inclusão Social e Políticas Públicas, sob os temas de Capital Social, Cultura Política e descentralização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É colaborador do grupo de pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade FEEVALE. Atua como docente do curso de Serviço Social do Centro Universitário Metodista IPA/Porto Alegre.Tem experiência em atividades de consultoria junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-UNESCO, na área de políticas públicas para a cidade de Porto Alegre/RS.

Christian Svoboda, Universidade FEEVALE

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade FEEVALE (2014). Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002). Psicólogo da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e assistência social, proteção social, psicologia e pessoas com deficiência.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Marques, D., & Svoboda, C. (2015). POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: DESAFIOS PARA A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E A CIDADANIA. NAU Social, 6(11). https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31322

Edição

Seção

Novas Rotas