Aprendizagem no eixo tecnológico de formação em gestão social: apresentando o Multidisco TCC
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v2i2.31121Resumo
Este ensaio busca problematizar o processo de aprendizagem no eixo tecnológico de ensino superior (graduação tecnológica, especialização e mestrado profissional), particularmente no que concerne aos seus trabalhos de conclusão de curso, com o objetivo de propor uma metodologia para tais trabalhos. A abordagem da aprendizagem utilizada é fundamentada nas teorias da aprendizagem social, da aprendizagem significante e da aprendizagem significativa, ressaltando a importância da aprendizagem em situações de práticas. A metodologia apresentada chama-se Multidisco TCC e propõe a articulação de três diferentes tipologias de TCC com um conjunto de Eixos de Pesquisa construídos a partir das principais temáticas trabalhados durante o curso ao qual se refere. A ancoragem à prática neste experimento se concretiza na assunção da Graduação Tecnológica em Gestão Pública e Gestão Social como laboratório criativo. O formato de disco foi adotado para propiciar ludicidade ao processo de construção e desenvolvimento do TCC, mas ao mesmo tempo, para que o aluno se sinta mais seguro, trocando experiências com os colegas na construção do seu objeto de pesquisa dentro do eixo tecnológico de ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-05-24
Como Citar
Boullosa, R. de F. (2011). Aprendizagem no eixo tecnológico de formação em gestão social: apresentando o Multidisco TCC. NAU Social, 2(2), 211–225. https://doi.org/10.9771/ns.v2i2.31121
Edição
Seção
Novas Rotas