RISCO REDUZIDO: PARA QUEM?
Desfazendo a Cortina de Fumaça do Cigarro Eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v13i25.52115Resumen
O declínio na produção de cigarros no Brasil vem estimulando o setor à busca por alternativas. O objetivo desse trabalho é compreender como os discursos produzidos pela indústria do cigarro endossam os processos de naturalização do consumo de cigarros eletrônicos, fomentando a criação de um novo mercado. Empregamos dados secundários midiáticos, a partir de discursos produzidos pela indústria do cigarro e distribuídos por veículos de grande circulação no país. Adotamos a abordagem teórico-metodológica da Análise Crítica do Discurso como aparato epistêmico-analítico. Os resultados apontam para três ordens do discurso: (i) o setor como “exemplo” de inovação e diversidade; (ii) os cigarros eletrônicos como alternativas “menos danosas” à saúde dos consumidores; e (iii) uma crítica contundente ao “atrasado” ambiente regulatório brasileiro.
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