O desafio do campo de públicas frente ao contexto de crise
do Estado brasileiro

Autores/as

  • Carlos Raul Etulain Faculdade de Ciencias Aplicadas Da Unicamp - Limeira
  • Milena Pavan Serafim Faculdade de Ciencias Aplicadas Da Unicamp - Limeira
  • Rodrigo Rossi Horochovski Universidade Federal do Paraná, Campus Litoral

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v9i17.31444

Resumen

Na primeira década dos anos 2000, Brasil e vizinhos latinoamericanos experimentaram alguma inflexão da tendência neoliberal de condução da economia que se espalhava a partir do Norte global desde os anos 1980. Mas o movimento também foi acompanhado de contradições, sendo uma das suas marcas dramáticas a associação entre estado e capital via auxílios mútuos — de um lado, subsídios estatais em suas várias formas; de outro, vultosos financiamentos de campanhas eleitorais. Nesse contexto, o campo de públicas também foi impactado, o que se revela, por exemplo, no seu desenvolvimento dentro da universidade brasileira, esta crescentemente instada a apontar caminhos de ação para a política e a economia. No entanto, nos anos mais recentes, a região e o país experimentam uma espécie de retomada da lógica econômico-política que resgata o mote, por vezes retórico, da menor intervenção estatal. Isso sinaliza novos desafios para o campo de públicas, seja na universidade, seja nos outros espaços sociais, dentre eles o estado. Assim, o artigo se propõe a debater a evolução do, e desafios futuros ao, campo de públicas à luz das disputas econômicas que têm o estado como espaço importante. Buscando, assim, compreender qual é o lugar do campo de públicas em particular nessas disputas junto ao direcionamento do Estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Raul Etulain, Faculdade de Ciencias Aplicadas Da Unicamp - Limeira

Professor-doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP. Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP/2001), doutorado sanduíche na Université de Paris 8, França. Mestre em Economia (IE/Unicamp/1991). Foi bolsista do CNPq. Atuou como Consultor Sênior do programa do PNUD/Banco Mundial para a Argentina e como professor em universidades na Argentina e no Brasil. Tem experiência na área de Economia e Ciências Sociais, com ênfase em teoria e história econômica e pensamento social latino-americano, trabalha principalmente nos seguintes temas: análise econômica, história social, ideologia e pensamento social. (Texto informado pelo autor)

Milena Pavan Serafim, Faculdade de Ciencias Aplicadas Da Unicamp - Limeira

É Professora Doutora do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP e dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências humanas e Sociais e em Política Científica e Tecnológica, ambos da Unicamp. Atualmente é Coordenadora Geral de Graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas. Possui graduação em Administração Pública pela UNESP (2005), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. É pesquisadora do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP) e Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI). Trabalhou na gestão de programas do Ministério do Desenvolvimento Social (2005 e 2006) e como consultora PNUD no Ministério da Saúde (2005). Experiência em planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas, administração pública e gestão universitária. Áreas de pesquisa são: Análise de Políticas Públicas e de Instituições; Atores, Governança e Processo decisório; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação Superior. (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Rossi Horochovski, Universidade Federal do Paraná, Campus Litoral

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestre em Sociologia (2000) e graduado em Ciências Sociais (1995) pela Universidade Federal do Paraná. Professor associado da Universidade Federal do Paraná, no Curso de Bacharelado em Administração Pública e nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS). Atualmente desenvolve pesquisas sobre análise de redes sociais, financiamento político e políticas públicas. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2018-10-29

Cómo citar

Etulain, C. R., Serafim, M. P., & Horochovski, R. R. (2018). O desafio do campo de públicas frente ao contexto de crise
do Estado brasileiro. NAU Social, 9(17). https://doi.org/10.9771/ns.v9i17.31444