MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO SUBPROJETO PIBID DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ.

Autores/as

  • Gerlane da Silva Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Geovanna de Lourdes Alves Ramos Universidade Federal de Goiás
  • Mara Rita Duarte de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Jadson Fernando Garcia Gonçalves Universidade Federal do Pará
  • Yvens Ely Martins Cordeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v10i18.31396

Palabras clave:

Memória – Resistência – Universidade

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa intitulada Memória docente e narrativas de resistência na Universidade, que foi desenvolvida com professores do Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, com o objetivo central de interpretar e registrar as estratégias e dispositivos de resistência docente aos modelos impositivos de instalação da Universidade heterônoma e neoprofissional, a partir da memória docente focalizando as narrativas dos professores do Campus Universitário de Abaetetuba. Desse modo, verificamos que os professores baseiam-se na reflexão como forma de vivenciar e compreender a esfera do mundo da vida e do sistema, utilizando-se do trabalho intelectual como atividade de produção do conhecimento e da ação comunicativa para compartilhar da mesma linguagem, em uma estrutura dinâmica suscetível de inovações que possibilita a transformação da experiência humana na ação individual e coletiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gerlane da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pará

POSSUI EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM ÊNFASE EM CIÊNCIAS NATURAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ / CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA. ATUALMENTE É PÓS GRADUANDA DO CURSO E MESTRADO EM CIDADES, TERRITÓRIOS E IDENTIDADES. FOI BOLSISTAS CAPES VINCULADA AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ATUOU NOS SUBPROJETOS PIBID INTERDISCIPLINAR E PIBID DIVERSIDADE .ATUALMENTE É INTEGRANTE DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: MEMÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIA. É PESQUISADORA NA ÁREA DE MEMÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Universidade Federal de Goiás

Graduada em História (Licenciada e Bacharel), Licenciada em Pedagogia (2012) e Mestre em História (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Realizou doutorado sanduíche em História da Educação no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (abril a set. 2012). Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, onde atua na graduação (Curso de Licenciatura em Educação do Campo) e na pós-graduação (Lato Sensu) na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas/Regional Goiás. Atuei como Chefe da UAECH-Regional Goiás. Atuei como sub-chefe da UAECH-Regional Goiás. Membro da CAD (Comissão de Avaliação Docente). Membro da CAVI (Comissão de Avaliação Institucional) da Universidade Federal de Goiás. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação e investiga principalmente os seguintes temas: história da escolarização do campo e do rural, história das instituições escolares, escola primária e cultura escolar, memórias e imprensa.

Mara Rita Duarte de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (1994). Especialização em Educação e Informática pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (2003) e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).É professora Adjunto II da Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Abaetetuba). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (UFPA/Campus de Cametá) .Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe). Atualmente Coordenadora Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID- Diversidade). Atua nos cursos de Agronomia, Licenciatura em Educação do campo e Pedagogia. Tem experiência na área de educação formal e não-formal, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Trabalho e educação, Saberes e Práticas Culturais de professores. Memória e Formação de Professores e Prática Docente em Classes Multisseriadas e Escolas Quilombolas e também em projetos de extensão rural para agricultores familiares.

Jadson Fernando Garcia Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é professor Adjunto I - Campus Universitário do Baixo Tocantins - UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Foucaultianos e Educação (Disciplina, violência e Educação; Práticas discursivas e modos de subjetivação; Sexualidade e Educação), atuando também nos seguintes temas: Política Cultural e Educação; História Cultural e Educação; Filosofia da Diferença e Educação; Estudos do Corpo e Educação; Escrituras de Vida e Formação; Currículo e Formação de Professores.

Yvens Ely Martins Cordeiro, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Ciências Agrárias, Área de Concentração em Biologia Vegetal Tropical, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007) e Doutorado em Ciências Agrárias, Área de Concentração Agroecossistemas da Amazônia (2011), pelo Convênio UFRA / EMBRAPA. Tem experiência na área de Meio Ambiente e Educação no Campo. Atuou de 2006 a 2011 como Pesquisador da Rede CT-Petro Amazônia em atividades de pesquisa relacionadas à recuperação de áreas degradadas pela exploração petrolífera. Atuou de janeiro de 2011 a janeiro de 2015 como Coordenador de Ordenamento Ambiental da Secretaria de estado de Meio Ambiente do Pará, coordenando o Gerenciamento Costeiro no Pará, representando estados da região Norte-Nordeste no GI-GERCO, coordenou a política de Cadastro Ambiental Rural- CAR no Pará, coordenou a construção do Programa de Regularização Ambiental do Pará e foi representante titular do Grupo de Acompanhamento e Implementação do Novo Código Florestal publicado na Imprensa Oficial da União pela portaria nº- 399, de 1º de outubro de 2013. Atualmente é Professor Adjunto I, da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente na pesquisa, ensino e extensão na área da educação no campo, especificamente com temas relacionados as práticas agroecologias na agricultura familiar. Tem experiência na área da territorialidade, espaços escolares rurais, etnoconhecimento, educação ambiental e tecnologias para o campo.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Ferreira, G. da S., Ramos, G. de L. A., Oliveira, M. R. D. de, Gonçalves, J. F. G., & Cordeiro, Y. E. M. (2019). MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO SUBPROJETO PIBID DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ. NAU Social, 10(18). https://doi.org/10.9771/ns.v10i18.31396