A Matriz Curricular do Curso de Administração Pública e o Projeto Rondon: Trabalhando o Desenvolvimento Local na Extensão Universitária

Autores/as

  • Nathália Cândido Da Silva
  • Sabrina Gomes Dos Santos
  • Breno de Paula Andrade Cruz
  • Fernanda Santos de Souza Ayres
  • Sonia Maria Martins Passos

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31334

Resumen

O Brasil possui muitos problemas relacionados à desigualdade social e econômica. Um dos caminhos para resolver este problema histórico poderia ser pensado por meio da Extensão Universitária. Nossa experiência sistematizada neste artigo evidencia que cursos do Campo de Públicas, por meio da Extensão Universitária, podem ajudar a sociedade na efetivação da democracia e do desenvolvimento local. O Projeto Rondon leva estudantes, professores e instituições para estados com problemas sociais e econômicos no Brasil (por exemplo, estados das regiões Norte e Nordeste). Nosso objetivo neste artigo é discutir o currículo do curso de graduação em Administração Pública e sua relação com as ações e as ideias do Projeto Rondon. Por meio de um Estudo de Caso Descritivo (YIN, 2005) utilizando na coleta de dados entrevistas pessoais e análise documental, entende-se existir aderência entre a matriz curricular do curso em análise e a proposta do Projeto Rondon, visto que o curso em análise (por meio de alguns estudantes) atende às demandas do mercado de trabalho do futuro gestor público, especificamente Cultura, Saúde, Direitos Humanos, Educação e Justiça. Os resultados deste estudo demonstram que: (i) os estudantes do curso de graduação em Administração Pública desta IES estão preparados para competirem em sistema de avaliação às cegas com projetos de outras instituições (geralmente escritos por professores); (ii) o currículo parece atender às demandas do mercado de trabalho do futuro gestor público; e (iii) os estudantes podem aprender na prática a pensar e planejar futuramente políticas públicas entendendo a importância da atuação in lócus.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nathália Cândido Da Silva

Graduanda em Administração Pública (UFRRJ); Bolsista de Iniciação Científica CNPq; Técnica em Informática (CEFET - MG)

Sabrina Gomes Dos Santos

Graduada em Administração Pública (UFRRJ); Técnica em Administração (ETEOT/FAETEC).

Breno de Paula Andrade Cruz

Professor Adjunto da UFRRJ; Pesquisador Faperj; Vice-coordenador do curso de graduação em Adiministração Pública da UFRRJ; Coordenador do Projeto Rondon na UFRRJ; Doutor em Administração (Eaesp - FGV); Mestre em Administração Pública (Ebape- FGV); Administrador (UFLA).

Fernanda Santos de Souza Ayres

Graduada em Administração Pública(UFRRJ); Graduada em Direito; Especialista em Direito Público; Técnica em Administração de Empresas(SENAC).

Sonia Maria Martins Passos

Graduada em Administração Pública (UFRRJ).

Publicado

2015-11-30

Cómo citar

Da Silva, N. C., Dos Santos, S. G., Cruz, B. de P. A., Ayres, F. S. de S., & Passos, S. M. M. (2015). A Matriz Curricular do Curso de Administração Pública e o Projeto Rondon: Trabalhando o Desenvolvimento Local na Extensão Universitária. NAU Social, 6(11). https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31334