Influência das Conferências Nacionais na formulação das políticas públicas: análise a partir do modelo de gestão social

Autores/as

  • Ana Paula Magalhães Maciel Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31331

Palabras clave:

reforma da administração, gestão social, participação, políticas públicas,

Resumen

O presente artigo pretende analisar as conferências nacionais a partir do modelo de gestão social, destacando a influência da sociedade no processo de elaboração das políticas públicas, notadamente como meio para inclusão das deliberações no âmbito das instituições públicas. Inicialmente, realiza-se uma abordagem sobre a reforma da Administração Pública no contexto brasileiro a partir do contraste da gestão social em relação ao modelo de gestão estratégica. Posteriormente, pretende-se expor a dinâmica das conferências nacionais, com destaque para a contribuição no ciclo das políticas pública sob a ótica da “ação comunicativa”. A título de conclusão foram apontados alguns problemas e desafios enfrentados por esses processos participativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Magalhães Maciel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

Acadêmica em Direito pela PUC MINAS. Estagiária da Coordenação de Pesquisa e Pós graduação da PUC MINAS São Gabriel. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão social e instrumentos de participação do NAP/PUC MINAS.

Publicado

2015-11-30

Cómo citar

Maciel, A. P. M. (2015). Influência das Conferências Nacionais na formulação das políticas públicas: análise a partir do modelo de gestão social. NAU Social, 6(11). https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31331

Número

Sección

Novos Territórios