Inovação na Gestão Pública Baiana: Análise do processo de implantação dos Centros Públicos de Economia Solidária (CESOL)

Autores/as

  • Lara Sousa Matos Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia
  • Albene Dicíula Piau Vasconcelos Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia
  • Karine Conceição de Oliveira Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia
  • Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31325

Palabras clave:

Economia solidária, Organizações sociais, Contratos de gestão

Resumen

Visando publicizar os serviços de assistência técnica a empreendimentos de economia solidária no Estado da Bahia, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), implantou os Centros Públicos de Economia Solidária (CESOL), com o objetivo de prestar e gerenciar o serviço de assistência técnica aos empreendimentos associativos populares e a redes de economia solidária da Bahia. O presente estudo visa analisar o processo de implantação dos CESOL em que foram realizados Contratos de Gestão com Organizações Sociais (OS) para a criação e gestão de nove CESOL em diferentes territórios de identidade do estado baiano, levando em consideração as especificidades territoriais e os perfis dos empreendimentos solidários. Para a coleta de dados, foi utilizada a análise de documentos institucionais, tais como, edital, publicações e relatórios, bem como foram realizadas observações e sistematização de orientações em reuniões com representantes das Organizações Sociais, Coordenação do Programa Vida Melhor, gestores da SAEB e gestores dos Centros Públicos. A realização de contratos de gestão com OS, determinando a parceria do Estado e a sociedade civil, é uma ação que visa buscar a garantia de consecução ágil e competente dos serviços e atividades concernentes a assistência técnica aos empreendimentos, bem como a autonomia administrativa e financeira para a entidade selecionada. Assim, entende-se que por meio das parcerias com as OS, o Estado poderá alcançar um número maior de beneficiários, garantindo a coesão metodológica e a qualidade própria do serviço a ser publicizado.

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Biografía del autor/a

Lara Sousa Matos, Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia

Gestora de Políticas Públicas, Coordenadora do Programa Vida Melhor e Doutoranda em Administração pelo Núcleo de Pós-graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Albene Dicíula Piau Vasconcelos, Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia

Especialista em Pedagogia Organizacional com Desenvolvimento em Recursos Humanos pela Faculdade de Educação da Bahia (FEBA), Bacharel em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (FEBA) e Gestora de Projetos do Programa Vida Melhor

Karine Conceição de Oliveira, Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia

Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Assessora de Projetos Especiais do Programa Vida Melhor

Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro, UFBA

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Publicado

2015-11-30

Cómo citar

Matos, L. S., Vasconcelos, A. D. P., de Oliveira, K. C., & Monteiro, D. A. A. (2015). Inovação na Gestão Pública Baiana: Análise do processo de implantação dos Centros Públicos de Economia Solidária (CESOL). NAU Social, 6(11). https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31325

Número

Sección

Diários de Bordo