A Tecnologia Social como Conteúdo na Formação de Administradores: Uma Análise da Sensibilização de um Grupo de Estudantes Universitários
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v5i9.31255Palabras clave:
Tecnologia Social, Ensino de Gestão Social, Discurso do Sujeito ColetivoResumen
O objetivo do presente trabalho é aferir qualitativamente a sensibilização de um grupo de estudantes de Administração para a temática das tecnologias sociais. O referencial teórico é baseado a concepção de Tecnologia Social (TS) proposta por Dagnino (2009). A pesquisa foi realizada com uma turma de graduandos em Administração, de uma instituição privada, localizada em Salvador, Bahia. A turma foi selecionada por ser a primeira desta instituição a utilizar a nova grade curricular, reformada em 2008, onde foi inserida a disciplina chamada “Gestão Social & Desenvolvimento”. Nesta disciplina existe uma unidade didática sobre Tecnologias Social. A pesquisa foi realizada em dois momentos (ou fases) distintos. Os dados obtidos foram tratados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Conclui-se que a sensibilização de futuros gestores para a temática da TS é difícil. Superar as visões pré-estabelecidas pelo mainstreaming por um grupo de estudantes que teve em sua grade curricular disciplinas notadamente funcionalistas e de pouca reflexão crítica é algo que apresenta um desafio a mais. Entretanto, comparando a visão inicial e a visão posterior dos estudantes sobre TS nota-se que uma mudança significativa ocorreu, após o estudo da disciplina. Mas é preciso muito mais, para mudar a visão hegemônica estabelecida em torno da tecnologia e, por conseguinte da ciência.Descargas
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Publicado
2014-11-28
Cómo citar
Abreu, J. C. A. de, & Winkler, I. (2014). A Tecnologia Social como Conteúdo na Formação de Administradores: Uma Análise da Sensibilização de um Grupo de Estudantes Universitários. NAU Social, 5(9). https://doi.org/10.9771/ns.v5i9.31255
Número
Sección
Novas Rotas