A Residência Social como experiência de aprendizagem situada e significativa em cursos de gestão social e gestão pública
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v1i1.31088Resumen
A Residência Social nasceu como um experimento metodológico que buscava construir uma nova relação entre ensino e aprendizagem, a partir da valorização de alguns aspectos inerentes ao processo de desenvolvimento profissional de adultos, tais como integração de saberes e experiências anteriores com novas construídas ao longo da formação oferecida, um maior diálogo entre conhecimento prático e conhecimento teórico, além de oferecer uma oportunidade para que o aluno, estimulado por uma demanda cognitiva (inusitada), ative, em uma síntese criativa, algumas das competências que a formação em gestão social da e na UFBA defendia (e continua defendendo) como essenciais para um (bom) gestor social, tais como capacidade de mediar conflitos e facilitar processos de construção de estratégias desenvolvimento socioterritorial. Este artigo busca analisar tal experiência a partir do como referencial teórico a perspectiva de aprendizagem social de Jonh Dewey, da aprendizagem situada e significativa de Jean Lave e David Ausubel, apontando alguns dos principais dilemas e desafios da metodologia em questão.Descargas
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Publicado
2010-11-18
Cómo citar
Boullosa, R. de F., & Barreto, M. L. da S. (2010). A Residência Social como experiência de aprendizagem situada e significativa em cursos de gestão social e gestão pública. NAU Social, 1(1), 181–202. https://doi.org/10.9771/ns.v1i1.31088
Número
Sección
Novas Rotas