A metodologia da Residência Social e a aprendizagem em comunidade de prática
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v1i1.31087Resumen
O objetivo central deste trabalho é refletir sobre a natureza da residência social, sugerindo uma definição para tal metodologia de formação em gestão social e discutindo algumas de suas potencialidades e limites. A definição proposta está fundamentada em uma tripla dimensão de articulação: a primeira, relativa aos diferentes saberes mobilizados em função da diversidade de atores envolvidos; a segunda, relativa aos diferentes níveis de abordagem da realidade, ao envolver simultaneamente ação e reflexão; e, a terceira, relativa ao seu caráter de indissociabilidade entre os propósitos do ensino, da pesquisa e da extensão. A análise tem como base a perspectiva da aprendizagem em comunidades de prática, uma vez que a residência social revela características que propiciam a aprendizagem em contextos sócio-práticos, fomentando a criação de vínculos nas fronteiras entre diferentes grupos e a formação de novas comunidades de prática. As diversas experiências de formação em gestão social que vêm ocorrendo no âmbito da Universidade Federal da Bahia revelam que o reconhecimento e o fomento à aprendizagem, os quais ocorrem pelas práticas compartilhadas, constituem um caminho relevante para a construção de conhecimentos afinados com a natureza particular da gestão socialDescargas
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Publicado
2010-11-18
Cómo citar
Schommer, P. C., & França Filho, G. C. de. (2010). A metodologia da Residência Social e a aprendizagem em comunidade de prática. NAU Social, 1(1), 203–226. https://doi.org/10.9771/ns.v1i1.31087
Número
Sección
Novas Rotas