Competências digitais no campo de públicas: a formação de gestores públicos do século XXI

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v11i20.33890

Keywords:

Competências Digitais no Campo de Públicas, TIC no Setor Público, Formação de Gestores Públicos, Atuação de Gestores Públicos

Abstract

O presente artigo analisa as competências digitais no contexto da formação e da atuação de gestores públicos, que, em virtude das inovações características do século XXI, se configuram, cada vez mais, como elementos essenciais para a excelência do setor público. De maneira específica, são estudados: o percentual de carga horária dedicado a conteúdos direta e indiretamente relacionados à temática da tecnologia de informação e a visão de estudantes e especialistas sobre o conteúdo ministrado; as percepções de estudantes do campo de públicas sobre seu domínio e experiência no que concerne ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); e a importância das tecnologias no setor público a partir das perspectivas de alunos e especialistas no campo de públicas. A metodologia se caracteriza como exploratória de abordagem qualitativa e quantitativa, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com estudantes e especialistas da área, e desenvolvida análise das matrizes curriculares dos cursos do campo de públicas das dez instituições mais bem avaliadas segundo o Conceito Enade 2015. Os resultados encontrados trazem indícios de desafios na atuação de gestores públicos, em virtude de dificuldades relacionadas ao uso de ferramentas tecnológicas no exercício de suas atividades. Além disso, constata-se um ainda incipiente desenvolvimento de competências digitais na formação de gestores públicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Dufloth Bianchini, Fundação João Pinheiro

Graduanda em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

Marco Antônio Almeida Silva, Fundação João Pinheiro

Graduando em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

Max Melquíades Silva, Fundação João Pinheiro

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador em Ciência e Tecnologia na Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

Simone Cristina Dufloth, Fundação João Pinheiro

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora em Ciência e Tecnologia na Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

References

ALA-MUTKA, Kirsti. Mapping Digital Competence: Towards a Conceptual Understanding. Luxemburgo, 2011.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Conceito Enade. Brasília, 2019. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/conceito-enade>. Acesso em 01 jun. 2019.

CARRETERO, S.; VUORIKARI, R; PUNIE, Y. The Digital Competence Framework for Citizens. União Europeia, 2017. Disponível em: <https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC106281/web-digcomp2.1pdf_(online).pdf>.

COELHO, F. S. A problemática atual do ensino de graduação em administração pública no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, p. 1-21, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cebape/v6nspe/v6nspea08.pdf>.

COMISSÃO EUROPEIA. Learning Opportunities and Qualifications in Europe. Bélgica, 2019. Disponível em : <https://ec.europa.eu/ploteus/search/site?f[0]=im_field_entity_type%3A97#>. Acesso em 20 jun. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas SA, 2008. Disponível em: <https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf>.

KREGEL, I.; OGONEK, N. Digital Lean Competencies: Requirements for Public Administration. Seventh International Conference on Lean Six Sigma: Dubai, 2018.

LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigComp 2.1: Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos: com oito níveis de proficiência e exemplos de uso. Aveiro: UA, 2017. Disponível em: <https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/digcomp2.1_0.pdf>.

MARTIN, Allan. DigEuLit–a European framework for digital literacy: a progress report. Journal of eLiteracy, v. 2, n. 2, p. 130-136, 2005. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.469.1923&rep=rep1&type=pdf>.

MOELLER, S. et. al. Towards Media and Information Literacy Indicators. Paris: Unesco, 2011. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/towards-media-and-Information-literacy-indicators.pdf>.

OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Revisão do Governo Digital do Brasil Rumo à Transformação Digital do Setor Público. Brasil, 2018. Disponível em: <http://editor.planejamento.gov.br/seminariodigital/seminario/digital-gov-review-brazil-portugues.pdf>.

QUINTINO, M. E. A. Gestão da informação e controle da qualidade no âmbito das compras públicas: uma análise na aquisição de medicamentos em Minas Gerais. Trabalho de conclusão de curso – Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: <http://monografias.fjp.mg.gov.br/bitstream/123456789/2601/1/Milla%20Eugenia.pdf>.

RADA, V.; VIDAL, C.; CERVERA, M. Los componentes de la competencia digital. In: CONGRESO INTERNACIONAL “COMUNICACIÓN Y EDUCACIÓN: Estrategias de alfabetización mediática”, 1., 2011, Barcelona. Disponível em: <https://www.uda.ad/wp-content/uploads/2010/01/cice_larraz_espuny_gisbert_2011_05.pdf>.

SANTOS, R; AZEVEDO, J; PEDRO, L. Literacia(s) digital(ais): definições, perspetivas e desafios. Coimbra, 2015.

SEBASTIÃO, S. P. A Literacia Digital e a Participação Cívica. Educação, Sociedade & Culturas, nº 42, p. 111-132. Lisboa, 2014. Disponível em: <https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC42_09SoniaSebastiao.pdf>.

SILVA, K. K. A; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982019000100419&script=sci_arttext>.

VAN DEURSEN, A. J. A. M. Internet skills: vital assets in an information society. Enschede: University of Twente, 2010.

Published

2020-04-30

How to Cite

Bianchini, L. D., Silva, M. A. A., Silva, M. M., & Dufloth, S. C. (2020). Competências digitais no campo de públicas: a formação de gestores públicos do século XXI. NAU Social, 11(20), 21–36. https://doi.org/10.9771/ns.v11i20.33890

Issue

Section

Novos Territórios