A origem da noção de público na Arte Pública: discursos, modelos e tradições

Authors

  • Flavio Marzadro UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31422

Keywords:

Público, Arte pública, Pragmatismo

Abstract

A discussão sobre o conceito de público, cada vez mais presente nos estudos pragmáticos sobre políticas públicas, pode ganhar novos contornos com a aproximação do campo de estudos e práticas entorno da arte pública. Para começar, a própria natureza polissêmica da noção de arte Pública (public art) requer uma mínima pactuação a respeito das fronteiras de tal objeto, tamanha a sua variedade. De fato, a grande variedade de obras de arte pública (objeto) produziu uma grande variedade de estudos sobre estes (discursos sobre os objetivos), promovendo uma crescente especialização sobre o mesmo. Neste artigo, buscamos investigar a hipótese da coexistência de uma tradição de estudos da arte pública, de matriz europeia, menos voltada para o objeto de arte (que assume o fruidor como um ideal tipo, como um público genérico que, de certa forma, existe independentemente da mesma, é capaz de fruí-la) com uma outra tradição, de matriz estadunidense, que, assumindo a sociologia pragmaticista, é mais voltada para o processo e a experiência sobre o objeto em relação com o público. Tal coexistência, carregada de contradições, pode apresentar algumas pistas para os estudos sobre políticas públicas centrados na ideia de público.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Flavio Marzadro, UFBA

Artista e Sociólogo pela Università degli stud di Trento, Itália. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando pela Universidade Federal da Bahia.

Published

2018-04-30

How to Cite

Marzadro, F. (2018). A origem da noção de público na Arte Pública: discursos, modelos e tradições. NAU Social, 9(16). https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31422

Issue

Section

Novos Territórios