Percepções da Realidade dos Serviços de Saúde a Partir do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS): um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v7i13.31365Keywords:
Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde, Avaliação de Políticas Públicas, Sistema Único de Saúde, Administração Pública em Saúde, Relato de Experiência.Abstract
O presente trabalho constitui um relato de experiência sobre a atuação de pesquisadores durante a execução do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde – PNASS, entre julho e setembro de 2015, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O PNASS consiste num programa de avaliação da eficácia de estruturas, processos e resultados relacionados ao risco, ao acesso e à satisfação dos usuários frente aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia do PNASS consistiu numa abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um Roteiro de Itens de Verificação (RIV), previamente testado, no qual foram avaliadas as seguintes dimensões dos estabelecimentos: a) estrutura; b) processos de trabalho; c) resultados relacionados ao risco; e d) satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido. Dentre as principais percepções extraídas durante a aplicação do RIV nos estabelecimentos públicos de saúde encontram-se: a) a ausência de uma cultura de avaliação; b) dificuldade para os estabelecimentos atingirem as metas do Ministério da Saúde; c) tensão entre as normas pactuadas e os contextos locais e; d) a possibilidade de atualização das práticas cotidianas por meio das políticas de avaliação. A partir da experiência da equipe na execução do PNASS, conclui-se que, embora haja uma cultura incipiente de avaliação dos serviços públicos de saúde, o PNASS pode contribuir para a melhoria da gestão e dos processos de decisão dos estabelecimentos visitados, e na qualidade serviços prestados à população em saúde pública.Downloads
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Published
2016-12-01
How to Cite
Perin, G., Bozzetti, G. C., & Kauss, B. (2016). Percepções da Realidade dos Serviços de Saúde a Partir do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS): um Relato de Experiência. NAU Social, 7(13). https://doi.org/10.9771/ns.v7i13.31365
Issue
Section
Diários de Bordo