ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DE UMA OSCIP DEDICADA AO ATENDIMENTO ORTOPÉDICO DE ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO

o Instituto Vita

Autores

  • Rodrigo Guimarães Motta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5331-0294
  • Leandro Pereira de Lacerda Pontifícia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0009-0004-9281-6361
  • Luciano Antônio Prates Junqueira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v14i27.56333

Resumo

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) constituem atores sociais e políticos cada vez mais presentes nas democracias contemporâneas, podendo ser qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Das 7.046 OSCIPs listadas no Mapa das OSCs, porém, somente 322 se dedicavam à promoção da saúde, sendo que, destas, apenas 263 empreendiam ações centradas em serviços de saúde, não obstante a saúde figurar como o principal problema do Brasil. Diante disso, este estudou visou a compreender os impactos gerados por uma OSCIP como o Instituto Vita, cuja atuação se volta ao tratamento ortopédico e fisioterapêutico de atletas brasileiros de alto rendimento que carecem desse tipo de atendimento especializado oferecido gratuitamente. Por meio de entrevistas semiestruturadas com seus membros-fundadores e outros participantes, assim como diante da análise documental consolidando o material coletado, a pesquisa deteve-se em compreender quais as motivações para se desenvolver uma entidade dessa natureza, qual o método de atuação estabelecido pelo Instituto para sua consolidação e quais as contribuições advindas dessa iniciativa. Os resultados constataram os impactos do Instituto Vita para o atendimento ortopédico e a reabilitação de atletas carentes, observando-se ainda que esse impacto se estende às atividades de ensino e pesquisa. Por fim, esperou-se contribuir para o avanço de estudos que se detêm sobre essa temática, assim como para que sejam mais bem conhecidos a gênese que envolve a fundação de uma organização desse tipo e os desdobramentos viabilizados por meio dela para diferentes esferas da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Guimarães Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Administração Pública pela FGV EAESP, é mestre e doutor em Administração pela PUC-SP e detém o certificado de proficiência em inglês de Cambridge, o CPE: Certificate of Proficiency in English. Apresenta mais de 30 anos de experiência profissional, em especial na área de negócios em algumas das principais empresas multinacionais e nacionais de bens de consumo, educação e saúde. Como executivo e empresário, suas contribuições têm sido comprovadamente reconhecidas ao longo de sua trajetória: foi eleito CEO do Futuro pela Editora Abril, KornFerry e FEA-USP, vencedor do Programa de Reconhecimento em Vendas da PG, entre outros prestígios. Como executivo, sócio, consultor e conselheiro, atua sempre com foco total no resultado e aplica sua experiência de forma a alavancar as conquistas das empresas para que alcancem crescimento de receita e de rentabilidade, podendo habilitá-las a receberem investimentos de parceiros. Como atleta, é faixa vermelha-e-branca 7 grau de Judô (mais de 40 anos de prática), faixa preta de Jiu-Jítsu (18 anos de prática) e praticante de Polo Aquático (10 anos de prática, hoje aposentado). Como dirigente esportivo, já liderou diversas entidades e atualmente é presidente da ONG Instituto Camaradas Incansáveis. Foi professor de marketing e vendas em cursos de extensão, graduação, pós-graduação e MBA, realizou palestras em diversas organizações públicas e privadas, assim como é autor e coautor de artigos acadêmicos e livros sobre suas áreas de expertise. Hoje atua como diretor no Instituto JF, é conselheiro consultivo da Editora Labrador e do Instituto Vita, e dedica-se a trabalhar com educação, empregando sua experiência profissional e acadêmica para formar indivíduos e times de alto desempenho.

Leandro Pereira de Lacerda, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Administração, na linha de pesquisa de Estratégia em Organizações, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná e em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. Possui mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de finanças e vendas ocupando posições executivas em empresas nacionais e multinacionais que atuam nos mercados de bens de consumo, serviços, alimentação e saúde. Atua como consultor de empresas nas áreas de controladoria, finanças, vendas e governança corporativa contribuindo para que estas aumentem suas receitas, lucratividade e melhorem seu processo decisório. Foi coordenador do projeto social Cia da FelizCidade cujo objetivo foi levar alegria e felicidade aos pacientes e colaboradores do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais, utilizando como instrumento o Palhaço Terapêutico (Doutor Palhaço). É autor e coautor de artigos acadêmicos e capítulos de livros em suas áreas de interesse e expertise.

Luciano Antônio Prates Junqueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969), graduação em Filosofia - Studium Generale Santo Alberto Magno (1962), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor- NEATS/PUCSP, foi Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUCSP; foi professor Assistente Doutor da Universidade Católica de Santos ate 2012 e Coordenador do Programa de Mestrado em Administração da mesma Universidade.Coordena núcleos de estudos e pesquisa em políticas públicas e terceiro setor nas universidades que participa ou participou, realizando cursos de formação e pesquisas na área de políticas sociais e terceiro setor. Tem experiência de consultoria e pesquisa na área de Administração da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, políticas públicas, em especial de saúde, terceiro setor, administração e organização pública, descentralização, intersetorialidade e recursos humanos. Participa como autor de artigos nas principais revistas científicas da área de administração (Qualis A) e como parecerista das mesmas. Participa de conselhos editoriais de revistas especializadas e, como consultor, de organismos nacionais e internacionais da área de saúde. Coordenou a Incubadora Social da UNISANTOS até 2012. (In memoriam)

Referências

AO FOUNDATION. About. AO CMF, Davos, c2023. Disponível em: https://aocmf.aofoundation.org. Acesso em: 31 ago. 2023.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

INSTITUTO VITA. Atividades Instituto Vita: anuário 2016-2019, edição 3. São Paulo: Instituto Vita, 2019. Disponível em: https://institutovita.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Anu%C3%A1rio_2016-2019.pdf. Acesso em: 31 ago. 2023.

INSTITUTO VITA. Compromisso com a saúde, Esporte e Atletas. Instituto Vita, São Paulo, c2022. Disponível em: https://institutovita.org.br/. Acesso em: 31 ago. 2023.

IPEA. Relatório OSCIP e OS: perfil das Organização Social e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público em atividade no Brasil. Brasília, DF: Mapa das Organizações da Sociedade Civil, 2020. 16 p. Disponível em: https://mapaosc.ipea.gov.br/cms/arquivos/publications/1915-relatorioososcipfinal.pdf. Acesso em: 31 ago. 2023.

JUNQUEIRA, L. A. P. Gestão da política de saúde e as organizações do terceiro setor. Revista Gestão e Tecnologia, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 1-19, set. 2003. Disponível em: http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/125/119. Acesso em: 31 ago. 2023.

MAPA das Organizações da Sociedade Civil. Ajuda: Glossário; Perguntas Frequentes; Tutorial. Ipea, Brasília (DF), [2023?]. Disponível em: https://mapaosc.ipea.gov.br/ajuda.html. Acesso em: 31 ago. 2023.

PAULUZE, T. Em meio à pandemia, brasileiros consideram saúde o principal problema do país, aponta Datafolha. Folha de S.Paulo, São Paulo, 26 dez. 2020. Cotidiano. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/12/em-meio-a-pandemia-brasileiros-consideram-saude-o-principal-problema-do-pais-aponta-datafolha.shtml. Acesso em: 31 ago. 2023.

SAÚDE supera segurança na lista de principais problema do país, aponta Datafolha. Folha de S.Paulo, São Paulo, 5 set. 2019. Poder. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/saude-supera-seguranca-na-lista-de-principais-problema-do-pais-aponta-datafolha.shtml. Acesso em: 31 ago. 2023.

SILVEIRA, J. Responsabilidade social, ONGs e esporte: o caso do Instituto Ayrton Senna no Brasil. In: MATIELLO JÚNIOR, E.; CAPELA, P.; BREILH, J. (Orgs.). Ensaios alternativos latino-americanos de educação física, esportes e saúde. Tubarão: Copiart, 2010. p. 55-70.

TEIXEIRA, A. C. C. A atuação das organizações não governamentais: entre o Estado e o conjunto da sociedade. In: DAGNINO, E. (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 105-142.

VITA ORTOPEDIA E FISIOTERAPIA. Vita 20+20: Vita Ortopedia e Fisioterapia. São Paulo: Labrador, 2020.

YIN, R. K. Case study research: design and method. 4. ed. Thousand Oaks: Sage, 2010.

Publicado

2024-04-03

Como Citar

Motta, R. G., Pereira de Lacerda , L. ., & Prates Junqueira, L. A. (2024). ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DE UMA OSCIP DEDICADA AO ATENDIMENTO ORTOPÉDICO DE ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO: o Instituto Vita. NAU Social, 14(27), 1386–1405. https://doi.org/10.9771/ns.v14i27.56333

Edição

Seção

Diários de Bordo