PARTICIPAÇÃO E AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA

um caminho instituinte na avaliação

Autores

  • Wagner Yoshizaki Oda Universidade Federal de São Paulo. Instituto Saúde e Sociedade
  • Juarez Pereira Furtado Universidade Federal de São Paulo. Instituto Saúde e Sociedade https://orcid.org/0000-0001-6605-1925

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v14i26.51564

Resumo

A crescente utilização de estratégias participativas em avaliação não tem refletido em maior clareza e consolidação dos conceitos e referenciais que subjazem a uma e outra. Por isso, o estabelecimento de ligações entre avaliação participativa e as noções de participação nos planos teórico e prático pode fornecer  elementos para a qualificação das relações entre ambas. Diante do crescente desafio imposto pelas contradições sociais no Brasil e outros países da América Latina compreende-se haver sentido ético, político e epistêmico em uma tomada de posição, no interior da avaliação participativa, na direção de referenciais comprometidos com a efetiva transformação social. 

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Yoshizaki Oda, W., & Pereira Furtado, J. (2024). PARTICIPAÇÃO E AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA: um caminho instituinte na avaliação. NAU Social, 14(26), 1323–. https://doi.org/10.9771/ns.v14i26.51564

Edição

Seção

Dossiê - O campo da avaliação em disputa