Gestão social por colegiado e extensão universitária

imaginar futuros para o território da baía da ilha grande, RJ

Autores

  • Patrick M Maury Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ
  • Profª Drª Dina Lima Andrade Ramos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ
  • Prof. Dr. Lamounier Erthal Villela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ
  • Lucimar Ferraz de Andrade Macedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v12i23.46426

Resumo

A Política Nacional de Desenvolvimento Agrário (Lei 12188 de 2010) adotou um padrão de organização territorial envolvendo elaboração de Plano de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável (PDTRS). O processo participativo foi desenhado na forma de colegiados[1] territoriais, que, num segundo momento, receberam apoio de núcleos de extensão universitária, os NEDET[2]. Essa política pública foi descontinuada em 2016. Entretanto, alguns NEDET continuaram suas atividades com apoio das respectivas universidades, como é o caso na Baía da Ilha Grande (RJ)[3], onde foi criado com essa finalidade o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PEPEDT) na UFRRJ. Na sequência, no ano de 2019, houve fortes restrições orçamentárias que afetaram as universidades públicas brasileiras, estimulando uma busca por parcerias entre as universidades, municípios, empresas e outras organizações. A questão que se coloca é a reconfiguração, no Colegiado Territorial Rural da Baía da Ilha Grande (BIG), da influência das diferentes categorias de agentes envolvidos, particularmente em termos de Poder público, Universidades, Empresas e Organizações sociais.

Para subsidiar a discussão, entre o Colegiado BIG e a equipe de Extensão do PEPEDT, sobre a “imaginação” de futuros mais ou menos prováveis e desejados e nesta do papel da Extensão. Este artigo utiliza como marco de referência teórico o Campo do Poder, no entendimento de Bourdieu (2002), a metodologia da Prospectiva estratégica territorial de Godet e Durance (2011), e os conceitos relacionados com a Gestão social na abordagem epistemológica de Cançado et al. (2013). O território estudado é a própria Baía da Ilha Grande, a partir da retrospectiva[4] do Colegiado.

 

[1] Os colegiados são instâncias de debate e orientação, encontrados com maior frequência nas políticas de saúde e territorial. Fazem parte das modalidades de participação social nas políticas públicas pós constituição de 1988.

[2] NEDET, Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial; têm origem na chamada pública 11/2014, conjunta do MDA, CNPq e Secretaria Especial para Mulheres.

[3] Território atualmente composto por 6 municípios do litoral sul do estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, Rio Claro e Seropédica (sede da UFRRJ), com tradição cafeeira, turística e importância logística.

[4]Essa retrospectiva resulta da pauta da 19ª reunião do Colegiado, realizada no dia 12 de dezembro 2019, tendo como pauta "O Colegiado avalia o Colegiado". (Pontos fortes e Oportunidades, Pontos fracos e ameaças na experiência do Colegiado e sua relação com a Extensão universitária da UFRRJ).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick M Maury, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ

Mestrado e doutorado em Ciências Sociais. Prof. visitante PPGCTIA/PEPEDT/UFRRJ, membro do Colegiado Territorial Rural da Baía da Ilha Grande, http://lattes.cnpq.br/9864566437453305

Profª Drª Dina Lima Andrade Ramos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ

Doutora PPGTIA/UFRRJ, Coordenadora do PPGDT/UFRRJ, Pesquisadora PEPEDT/UFRRJ. http://lattes.cnpq.br/2973656775835876 .

Prof. Dr. Lamounier Erthal Villela, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ

Professor permanente do DECE/ICSA/UFRRJ e dos PPGTIA e PPGDT/UFRRJ. Doutor em Economia. Coordenador do PEPEDT/LPDT/UFRRJ, http://lattes.cnpq.br/0265624345647321

Lucimar Ferraz de Andrade Macedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ

Doutoranda PPGTIA/UFRRJ, Pesquisadora do PEPDT/UFRRJ. http://lattes.cnpq.br/2936893561013851

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Maury, P. M., Lima Andrade Ramos, D., Erthal Villela, L., & Ferraz de Andrade Macedo, L. (2021). Gestão social por colegiado e extensão universitária: imaginar futuros para o território da baía da ilha grande, RJ. NAU Social, 12(23), 768 –. https://doi.org/10.9771/ns.v12i23.46426

Edição

Seção

Bons Ventos