O campo de públicas de Ceará: caracterísicas, demandas e desafios pela ótica dos estudantes

Autores

  • Estêvão Lima Arrais Universidade Estadual do Ceará
  • Bárbara Imaculada Araújo de Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v12i23.42480

Palavras-chave:

Campo de Públicas, Campo de Públicas do Ceará, Curso de Administração Pública, Curso de Gestão de Políticas Públicas.

Resumo

A pesquisa objetiva compreender quais as principais características, demandas e desafios do Campo de Públicas do Ceará pela ótica dos estudantes. Como metodologia, a pesquisa se classifica como estatística descritiva, se utilizando de questionário misto (aberto e fechado) e que foram coletados via google forms. Como método de análise, optou-se pela análise de conteúdo, desenvolvendo categorias na medida em que ocorre repetições de respostas. Por fim, a pesquisa concluiu que: 1) uma parcela dos estudantes (20,19%) opta pelo curso em decorrência de conveniência da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e não por ser um curso prioritário; 2) há a necessidade em melhorar a didática para o ensino do Campo de Públicas concomitante a um processo de maior imersão (por parte dos docentes) em “Ciências Estatais”; e 3) 55,67% dos alunos não estão satisfeitos com seus cursos, necessitando desenvolver planos de melhorias e reformar em todos os cursos do Campo de Públicas do Ceará. Por fim, sugere-se que esta pesquisa seja apreciada por estudantes e coordenadores dos cursos do Campo de Públicas do Ceará, bem como replicada em outros estados para possíveis comparações.

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Biografia do Autor

Estêvão Lima Arrais, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri.

Bárbara Imaculada Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-11-09

Como Citar

Arrais, E. L., & Araújo de Oliveira, B. I. (2021). O campo de públicas de Ceará: caracterísicas, demandas e desafios pela ótica dos estudantes. NAU Social, 12(23), 691 –. https://doi.org/10.9771/ns.v12i23.42480

Edição

Seção

Novos Territórios