O campo de públicas de Ceará: caracterísicas, demandas e desafios pela ótica dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v12i23.42480Palavras-chave:
Campo de Públicas, Campo de Públicas do Ceará, Curso de Administração Pública, Curso de Gestão de Políticas Públicas.Resumo
A pesquisa objetiva compreender quais as principais características, demandas e desafios do Campo de Públicas do Ceará pela ótica dos estudantes. Como metodologia, a pesquisa se classifica como estatística descritiva, se utilizando de questionário misto (aberto e fechado) e que foram coletados via google forms. Como método de análise, optou-se pela análise de conteúdo, desenvolvendo categorias na medida em que ocorre repetições de respostas. Por fim, a pesquisa concluiu que: 1) uma parcela dos estudantes (20,19%) opta pelo curso em decorrência de conveniência da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e não por ser um curso prioritário; 2) há a necessidade em melhorar a didática para o ensino do Campo de Públicas concomitante a um processo de maior imersão (por parte dos docentes) em “Ciências Estatais”; e 3) 55,67% dos alunos não estão satisfeitos com seus cursos, necessitando desenvolver planos de melhorias e reformar em todos os cursos do Campo de Públicas do Ceará. Por fim, sugere-se que esta pesquisa seja apreciada por estudantes e coordenadores dos cursos do Campo de Públicas do Ceará, bem como replicada em outros estados para possíveis comparações.
Downloads
Referências
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
COELHO, Fernando de Souza Coelho. ALMEIDA, Lindijane de Souza Bento.MIDLEJ, Suylan. SCHOMMER, Paula Chies. TEIXEIRA, Marco Antonio Carvalho. O campo de públicas após a instituição das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) de administração pública: trajetória e desafios correntes (2015-2020). Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 488-529, 2020.
COELHO, Fernando de Souza. A problemática atual do ensino de graduação em administração pública no Brasil. Cadernos Ebape. BR, v. 6, n. SPE, p. 01-21, 2008.
COELHO, Fernando de Souza. Educação Superior, Formação de Administradores e Setor Público: um estudo sobre o ensino de administração pública – em nível de graduação – no Brasil. 2006. 151 f. Tese(doutorado) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
LEAL DE ARAÚJO, Caio. Campo de Públicas: O Papel do Movimento Estudantil em sua Criação e Fortalecimento. Monografia (Graduação) – Universidade de Brasília. 120p. 2016.
PIRES, Valdemir. SILVA, Suylan de A. Midlej. FONSECA, Sérgio Azevedo. VENDRAMINI, Patrícia. COELHO, Fernando de Souza. Dossiê Campo de Públicas no Brasil: definição, movimentos constitutivos e desafios atuais. Administração Pública e Gestão Social, p. 109-167, 2014.
PIRES, Valdemir. VAINER, Carlos. FONSECA, Sérgio Azevedo. Definição do conceito Campo de Públicas. Grupo de Discussão Google Campo de Públicas. 2012. Disponível em: https://campodepublicas.files.wordpress.com/2012/11/defincampodepc3bablicas.pdf Acessado em: 04 de novembro de 2020.
UFCA. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Bacharelado em Administração Pública e Gestão Social. 2016. Disponível em: https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2019/08/Administração-Pública-UFCA-Projeto-Político-Pedagógico-2017.pdf . Acessado em: 05 de novembro de 2020.
UFC. Projeto Pedagógico do Curso de Gestão de Políticas Públicas. 2017. Disponível em: https://gestaopoliticaspublicas.ufc.br/wp-content/uploads/2018/06/ppc-2014-alteracoes-processo-copac-revisaov.agosto-2017.pdf. Acessado em: 05 de novembro de 2020.
UNILAB. Projeto Pedagógico do Curso de Administração Pública, presencial. 2016. Disponível em: http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2011/11/PPC-Adm.-Pública-UNILAB-1.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 NAU Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.