Competências digitais no campo de públicas: a formação de gestores públicos do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v11i20.33890

Palavras-chave:

Competências Digitais no Campo de Públicas, TIC no Setor Público, Formação de Gestores Públicos, Atuação de Gestores Públicos

Resumo

O presente artigo analisa as competências digitais no contexto da formação e da atuação de gestores públicos, que, em virtude das inovações características do século XXI, se configuram, cada vez mais, como elementos essenciais para a excelência do setor público. De maneira específica, são estudados: o percentual de carga horária dedicado a conteúdos direta e indiretamente relacionados à temática da tecnologia de informação e a visão de estudantes e especialistas sobre o conteúdo ministrado; as percepções de estudantes do campo de públicas sobre seu domínio e experiência no que concerne ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); e a importância das tecnologias no setor público a partir das perspectivas de alunos e especialistas no campo de públicas. A metodologia se caracteriza como exploratória de abordagem qualitativa e quantitativa, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com estudantes e especialistas da área, e desenvolvida análise das matrizes curriculares dos cursos do campo de públicas das dez instituições mais bem avaliadas segundo o Conceito Enade 2015. Os resultados encontrados trazem indícios de desafios na atuação de gestores públicos, em virtude de dificuldades relacionadas ao uso de ferramentas tecnológicas no exercício de suas atividades. Além disso, constata-se um ainda incipiente desenvolvimento de competências digitais na formação de gestores públicos.

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Biografia do Autor

Letícia Dufloth Bianchini, Fundação João Pinheiro

Graduanda em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

Marco Antônio Almeida Silva, Fundação João Pinheiro

Graduando em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

Max Melquíades Silva, Fundação João Pinheiro

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador em Ciência e Tecnologia na Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

Simone Cristina Dufloth, Fundação João Pinheiro

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora em Ciência e Tecnologia na Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Bianchini, L. D., Silva, M. A. A., Silva, M. M., & Dufloth, S. C. (2020). Competências digitais no campo de públicas: a formação de gestores públicos do século XXI. NAU Social, 11(20), 21–36. https://doi.org/10.9771/ns.v11i20.33890

Edição

Seção

Novos Territórios