APONTAMENTOS DE DEMANDAS PARA INOVAÇÃO SOCIAL: Uma experiência piloto

Autores

  • ROSIMEIRE DE ALMEIDA MOREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • MARCOS MACRI OLIVERA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • LUMA MICHELLY SOARES RODRIGUES MACRI Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)
  • LILIAN FIGUEIRÔA DE ASSIS Universidade Federal da Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v10i18.31460

Palavras-chave:

Gestão da inovação, Sociedade, Metodologias de gestão

Resumo

Sobre inovação social – um processo de interação entre os negócios e os problemas sociais – ainda requer muito a ser desenvolvido. Isso em virtude da complexidade de suas áreas de atuação, assim como das inúmeras possibilidades de formatos de gestão que se apresentam como mecanismos de sua criação e implementação. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi o de iniciar uma base de definições metodológicas para apontar demandas de inovação social. Tendo como base de definição metodológica as áreas abordadas pelo IDH: saúde, renda/trabalho e educação, coletou-se informações de pessoas de baixa renda e realizou-se uma compreensão comparativa com dados de fontes secundárias numa experiência piloto no município de Cajazeiras – PB, cidade do interior da Paraíba (Sertão nordestino). Para tanto, elaborou-se um questionário com 20 (vinte) perguntas, divididas em três áreas e se aplicou com 366 (trezentos e sessenta e seis) indivíduos (amostra probabilística aleatória). Os resultados mostram que a prevenção em saúde bucal é um possível campo de atuação, assim como o desenvolvimento de processos de geração de renda que retirem menores do trabalho inadequado. Viu-se também que a educação é um campo deficitário que afeta as outras áreas. Como conclusões são apontadas possíveis melhorias na metodologia e contextualizadas suas limitações e potencialidades.

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Biografia do Autor

ROSIMEIRE DE ALMEIDA MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

MARCOS MACRI OLIVERA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Bacharel em Administração, Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade e Mestre em Engenharia de Produção - todos os títulos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do curso de Administração da UFCG, campus Sousa, PB.

LUMA MICHELLY SOARES RODRIGUES MACRI, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharela em Administração, Especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Sistemas Agroindustriais - todos os títulos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora do curso de Administração da URN, campus Pau dos Ferros, Rn.

LILIAN FIGUEIRÔA DE ASSIS, Universidade Federal da Campina Grande (UFCG)

Bacharela em Administração e Especialista em Gestão Ambiental - todos os títulos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

MOREIRA, R. D. A., OLIVERA, M. M., MACRI, L. M. S. R., & ASSIS, L. F. D. (2019). APONTAMENTOS DE DEMANDAS PARA INOVAÇÃO SOCIAL: Uma experiência piloto. NAU Social, 10(18). https://doi.org/10.9771/ns.v10i18.31460

Edição

Seção

Diários de Bordo