O desafio do campo de públicas frente ao contexto de crise
do Estado brasileiro

Autores

  • Carlos Raul Etulain Faculdade de Ciencias Aplicadas Da Unicamp - Limeira
  • Milena Pavan Serafim Faculdade de Ciencias Aplicadas Da Unicamp - Limeira
  • Rodrigo Rossi Horochovski Universidade Federal do Paraná, Campus Litoral

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v9i17.31444

Resumo

Na primeira década dos anos 2000, Brasil e vizinhos latinoamericanos experimentaram alguma inflexão da tendência neoliberal de condução da economia que se espalhava a partir do Norte global desde os anos 1980. Mas o movimento também foi acompanhado de contradições, sendo uma das suas marcas dramáticas a associação entre estado e capital via auxílios mútuos — de um lado, subsídios estatais em suas várias formas; de outro, vultosos financiamentos de campanhas eleitorais. Nesse contexto, o campo de públicas também foi impactado, o que se revela, por exemplo, no seu desenvolvimento dentro da universidade brasileira, esta crescentemente instada a apontar caminhos de ação para a política e a economia. No entanto, nos anos mais recentes, a região e o país experimentam uma espécie de retomada da lógica econômico-política que resgata o mote, por vezes retórico, da menor intervenção estatal. Isso sinaliza novos desafios para o campo de públicas, seja na universidade, seja nos outros espaços sociais, dentre eles o estado. Assim, o artigo se propõe a debater a evolução do, e desafios futuros ao, campo de públicas à luz das disputas econômicas que têm o estado como espaço importante. Buscando, assim, compreender qual é o lugar do campo de públicas em particular nessas disputas junto ao direcionamento do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Raul Etulain, Faculdade de Ciencias Aplicadas Da Unicamp - Limeira

Professor-doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP. Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP/2001), doutorado sanduíche na Université de Paris 8, França. Mestre em Economia (IE/Unicamp/1991). Foi bolsista do CNPq. Atuou como Consultor Sênior do programa do PNUD/Banco Mundial para a Argentina e como professor em universidades na Argentina e no Brasil. Tem experiência na área de Economia e Ciências Sociais, com ênfase em teoria e história econômica e pensamento social latino-americano, trabalha principalmente nos seguintes temas: análise econômica, história social, ideologia e pensamento social. (Texto informado pelo autor)

Milena Pavan Serafim, Faculdade de Ciencias Aplicadas Da Unicamp - Limeira

É Professora Doutora do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP e dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências humanas e Sociais e em Política Científica e Tecnológica, ambos da Unicamp. Atualmente é Coordenadora Geral de Graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas. Possui graduação em Administração Pública pela UNESP (2005), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. É pesquisadora do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP) e Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI). Trabalhou na gestão de programas do Ministério do Desenvolvimento Social (2005 e 2006) e como consultora PNUD no Ministério da Saúde (2005). Experiência em planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas, administração pública e gestão universitária. Áreas de pesquisa são: Análise de Políticas Públicas e de Instituições; Atores, Governança e Processo decisório; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação Superior. (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Rossi Horochovski, Universidade Federal do Paraná, Campus Litoral

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestre em Sociologia (2000) e graduado em Ciências Sociais (1995) pela Universidade Federal do Paraná. Professor associado da Universidade Federal do Paraná, no Curso de Bacharelado em Administração Pública e nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS). Atualmente desenvolve pesquisas sobre análise de redes sociais, financiamento político e políticas públicas. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

Etulain, C. R., Serafim, M. P., & Horochovski, R. R. (2018). O desafio do campo de públicas frente ao contexto de crise
do Estado brasileiro. NAU Social, 9(17). https://doi.org/10.9771/ns.v9i17.31444

Edição

Seção

Novas Rotas