MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO SUBPROJETO PIBID DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ.
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v10i18.31396Palavras-chave:
Memória – Resistência – UniversidadeResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa intitulada Memória docente e narrativas de resistência na Universidade, que foi desenvolvida com professores do Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, com o objetivo central de interpretar e registrar as estratégias e dispositivos de resistência docente aos modelos impositivos de instalação da Universidade heterônoma e neoprofissional, a partir da memória docente focalizando as narrativas dos professores do Campus Universitário de Abaetetuba. Desse modo, verificamos que os professores baseiam-se na reflexão como forma de vivenciar e compreender a esfera do mundo da vida e do sistema, utilizando-se do trabalho intelectual como atividade de produção do conhecimento e da ação comunicativa para compartilhar da mesma linguagem, em uma estrutura dinâmica suscetível de inovações que possibilita a transformação da experiência humana na ação individual e coletiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-04-30
Como Citar
Ferreira, G. da S., Ramos, G. de L. A., Oliveira, M. R. D. de, Gonçalves, J. F. G., & Cordeiro, Y. E. M. (2019). MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO SUBPROJETO PIBID DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ. NAU Social, 10(18). https://doi.org/10.9771/ns.v10i18.31396
Edição
Seção
Novas Rotas