Influência das Conferências Nacionais na formulação das políticas públicas: análise a partir do modelo de gestão social

Autores

  • Ana Paula Magalhães Maciel Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31331

Palavras-chave:

reforma da administração, gestão social, participação, políticas públicas,

Resumo

O presente artigo pretende analisar as conferências nacionais a partir do modelo de gestão social, destacando a influência da sociedade no processo de elaboração das políticas públicas, notadamente como meio para inclusão das deliberações no âmbito das instituições públicas. Inicialmente, realiza-se uma abordagem sobre a reforma da Administração Pública no contexto brasileiro a partir do contraste da gestão social em relação ao modelo de gestão estratégica. Posteriormente, pretende-se expor a dinâmica das conferências nacionais, com destaque para a contribuição no ciclo das políticas pública sob a ótica da “ação comunicativa”. A título de conclusão foram apontados alguns problemas e desafios enfrentados por esses processos participativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Magalhães Maciel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

Acadêmica em Direito pela PUC MINAS. Estagiária da Coordenação de Pesquisa e Pós graduação da PUC MINAS São Gabriel. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão social e instrumentos de participação do NAP/PUC MINAS.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Maciel, A. P. M. (2015). Influência das Conferências Nacionais na formulação das políticas públicas: análise a partir do modelo de gestão social. NAU Social, 6(11). https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31331

Edição

Seção

Novos Territórios