Aprendizagem no eixo tecnológico de formação em gestão social: apresentando o Multidisco TCC

Autores

  • Rosana de Freitas Boullosa CIAGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v2i2.31121

Resumo

Este ensaio busca problematizar o processo de aprendizagem no eixo tecnológico de ensino superior (graduação tecnológica, especialização e mestrado profissional), particularmente no que concerne aos seus trabalhos de conclusão de curso, com o objetivo de propor uma metodologia para tais trabalhos. A abordagem da aprendizagem utilizada é fundamentada nas teorias da aprendizagem social, da aprendizagem significante e da aprendizagem significativa, ressaltando a importância da aprendizagem em situações de práticas. A metodologia apresentada chama-se Multidisco TCC e propõe a articulação de três diferentes tipologias de TCC com um conjunto de Eixos de Pesquisa construídos a partir das principais temáticas trabalhados durante o curso ao qual se refere. A ancoragem à prática neste experimento se concretiza na assunção da Graduação Tecnológica em Gestão Pública e Gestão Social como laboratório criativo. O formato de disco foi adotado para propiciar ludicidade ao processo de construção e desenvolvimento do TCC, mas ao mesmo tempo, para que o aluno se sinta mais seguro, trocando experiências com os colegas na construção do seu objeto de pesquisa dentro do eixo tecnológico de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana de Freitas Boullosa, CIAGS

A

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Boullosa, R. de F. (2011). Aprendizagem no eixo tecnológico de formação em gestão social: apresentando o Multidisco TCC. NAU Social, 2(2), 211–225. https://doi.org/10.9771/ns.v2i2.31121

Edição

Seção

Novas Rotas