A Residência Social como experiência de aprendizagem situada e significativa em cursos de gestão social e gestão pública

Autores

  • Rosana de Freitas Boullosa CIAGS/UFBA
  • Mariana Leonesy da Silveira Barreto CIAGS/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v1i1.31088

Resumo

A Residência Social nasceu como um experimento metodológico que buscava construir uma nova relação entre ensino e aprendizagem, a partir da valorização de alguns aspectos inerentes ao processo de desenvolvimento profissional de adultos, tais como integração de saberes e experiências anteriores com novas construídas ao longo da formação oferecida, um maior diálogo entre conhecimento prático e conhecimento teórico, além de oferecer uma oportunidade para que o aluno, estimulado por uma demanda cognitiva (inusitada), ative, em uma síntese criativa, algumas das competências que a formação em gestão social da e na UFBA defendia (e continua defendendo) como essenciais para um (bom) gestor social, tais como capacidade de mediar conflitos e facilitar processos de construção de estratégias desenvolvimento socioterritorial. Este artigo busca analisar tal experiência a partir do como referencial teórico a perspectiva de aprendizagem social de Jonh Dewey, da aprendizagem situada e significativa de Jean Lave e David Ausubel, apontando alguns dos principais dilemas e desafios da metodologia em questão.

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Biografia do Autor

Rosana de Freitas Boullosa, CIAGS/UFBA

Atualmente é professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, atuando na graduação e pós-graduação em Administração e Gestão Social, em particular nas áreas de em políticas públicas e aprendizagem. Coordena o Programa de Residência Social do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS/UFBA), para graduação e pós-graduação. É doutora em Políticas Públicas pela Universidade IUAV de Veneza, Itália.

Mariana Leonesy da Silveira Barreto, CIAGS/UFBA

Mestranda em psicologia pela Universidade Federal da Bahia, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento Profissional de Nível Superior (CAPES). Participante do programa de estudos transculturais em psicologia pela Universidade de Winsconsin Oshkosh (2007 e 2009). Foi assistente do Programa de Residência Social do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS),  com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e à extensão (FAPEX). Segue colaborando com o Programa.

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Publicado

2010-11-18

Como Citar

Boullosa, R. de F., & Barreto, M. L. da S. (2010). A Residência Social como experiência de aprendizagem situada e significativa em cursos de gestão social e gestão pública. NAU Social, 1(1), 181–202. https://doi.org/10.9771/ns.v1i1.31088

Edição

Seção

Novas Rotas