A metodologia da Residência Social e a aprendizagem em comunidade de prática

Autores

  • Paula Chies Schommer UDESC-ESAG
  • Genauto Carvalho de França Filho CIAGS/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v1i1.31087

Resumo

O objetivo central deste trabalho é refletir sobre a natureza da residência social, sugerindo uma definição para tal metodologia de formação em gestão social e discutindo algumas de suas potencialidades e limites. A definição proposta está fundamentada em uma tripla dimensão de articulação: a primeira, relativa aos diferentes saberes mobilizados em função da diversidade de atores envolvidos; a segunda, relativa aos diferentes níveis de abordagem da realidade, ao envolver simultaneamente ação e reflexão; e, a terceira, relativa ao seu caráter de indissociabilidade entre os propósitos do ensino, da pesquisa e da extensão. A análise tem como base a perspectiva da aprendizagem em comunidades de prática, uma vez que a residência social revela características que propiciam a aprendizagem em contextos sócio-práticos, fomentando a criação de vínculos nas fronteiras entre diferentes grupos e a formação de novas comunidades de prática. As diversas experiências de formação em gestão social que vêm ocorrendo no âmbito da Universidade Federal da Bahia revelam que o reconhecimento e o fomento à aprendizagem, os quais ocorrem pelas práticas compartilhadas, constituem um caminho relevante para a construção de conhecimentos afinados com a natureza particular da gestão social

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Biografia do Autor

Paula Chies Schommer, UDESC-ESAG

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-ESAG), atuando no curso de graduação em Administração Pública e no Mestrado Profissional em Administração; colaboradora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), junto ao Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS) e ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA); graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1995), mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2005). Temas de interesse:  relações interorganizacionais, gestão social, gestão pública,  responsabilidade social empresarial, investimento social privado, aprendizagem organizacional e comunidades de prática

Genauto Carvalho de França Filho, CIAGS/UFBA

Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal da Bahia atuando na graduação e pós-graduação em Administração com especialidade em economia solidária, estudos organizacionais e gestão de empreendimentos associativos. Possui graduação e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Sociologia - Universite de Paris VII (2000). Pesquisador de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Coordenador Geral da ITES/UFBA (Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão de Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia).

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Publicado

2010-11-18

Como Citar

Schommer, P. C., & França Filho, G. C. de. (2010). A metodologia da Residência Social e a aprendizagem em comunidade de prática. NAU Social, 1(1), 203–226. https://doi.org/10.9771/ns.v1i1.31087

Edição

Seção

Novas Rotas