LIBRAS NO HOSPITAL

UMA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Autores

  • Ingrid Moura https://orcid.org/0000-0001-8919-1007
  • Marcia Moraes Universidade Federal Fluminense, Instituto de Psicologia / Campus Gragoatá. Niterói, RJ, Brasil

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado durante a minha prática de campo como psicóloga hospitalar em um Hospital Estadual na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O objetivo foi refletir sobre o atendimento de saúde da população surda no âmbito hospitalar tendo como foco a comunicação efetiva entre psicólogos hospitalares e pacientes surdos. Nos movimentos dos rounds da equipe de psicologia emergiram propostas de reflexão sobre as dificuldades comunicacionais no atendimento em saúde por parte da população surda. Como resultado foram apontadas dificuldades como a falta de conhecimento em Libras, falta de paciência dos profissionais de saúde, o desconforto e a falta de autonomia do surdo nas consultas. Frente ao exposto, torna-se necessário que os profissionais de saúde sejam capacitados em Libras e contextos de vida das pessoas surdas para proporcionar qualidade na assistência, conforto e empoderamento ao surdo referente às demandas de saúde.

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Biografia do Autor

Marcia Moraes, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Psicologia / Campus Gragoatá. Niterói, RJ, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Lancaster University (2009/2010).

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Moura, I., & Oliveira Moraes, M. (2024). LIBRAS NO HOSPITAL: UMA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE. Inventário, (33), 120–128. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60558

Edição

Seção

Artigos