Libras en el Hospital: una interfaz entre educación y salud

UMA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Autores/as

  • Ingrid Moura https://orcid.org/0000-0001-8919-1007
  • Marcia Oliveira Moraes Universidade Federal Fluminense, Instituto de Psicologia / Campus Gragoatá. Niterói, RJ, Brasil

Resumen

Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado durante a minha prática de campo como psicóloga hospitalar em um Hospital Estadual na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O objetivo foi refletir sobre o atendimento de saúde da população surda no âmbito hospitalar tendo como foco a comunicação efetiva entre psicólogos hospitalares e pacientes surdos. Nos movimentos dos rounds da equipe de psicologia emergiram propostas de reflexão sobre as dificuldades comunicacionais no atendimento em saúde por parte da população surda. Como resultado foram apontadas dificuldades como a falta de conhecimento em Libras, falta de paciência dos profissionais de saúde, o desconforto e a falta de autonomia do surdo nas consultas. Frente ao exposto, torna-se necessário que os profissionais de saúde sejam capacitados em Libras e contextos de vida das pessoas surdas para proporcionar qualidade na assistência, conforto e empoderamento ao surdo referente às demandas de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcia Oliveira Moraes, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Psicologia / Campus Gragoatá. Niterói, RJ, Brasil

Es licenciada en Psicología por la Universidade Federal Fluminense (1988), máster en Psicología por la Universidad Federal de Río de Janeiro (1992), doctorado en Psicología (Psicología Clínica) por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (1998 ) y posdoctorado en Psicología Social de la Universidad Estatal de Río de Janeiro / Universidad de Lancaster (2009/2010).

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Moura, I., & Oliveira Moraes, M. (2024). Libras en el Hospital: una interfaz entre educación y salud: UMA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE. Inventário, (33), 120–128. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60558

Número

Sección

Artigos